Assistência em pauta

Direitos LGBT

Debates sobre teorias de gênero e sexualidade no contexto da educação jurídica, inspirados na campanha Livres e iguais, da Organização das Nações Unidas (ONU), vão pautar o 2º Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, que será realizado de 12 a 15 de outubro na Faculdade de Direito. O evento tem como tema, nesta primeira edição internacional, a Efetivação de direitos humanos e cidadania de mulheres e pessoas LGBT.

Realizado pelo programa de extensão Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, da Faculdade de Direito, o Congresso tem como princípio, segundo os organizadores, a interdisciplinaridade e o “desejo de transposição dos muros que separam a academia e a vida”. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento.

Sistemas ambientais

O Instituto de Geociências (IGC) lançou edital de processo seletivo para o preenchimento de 22 vagas de mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, para ingresso no primeiro semestre de 2017. As inscrições poderão ser feitas de 12 de setembro a 4 de novembro.

A seleção se dará por meio de três avaliações eliminatórias e classificatórias: análises da proposta de pesquisa, do currículo e histórico escolar do candidato e do memorial, que avalia interesse do candidato na área de estudo. O programa é aberto a ecólogos, engenheiros ambientais, analistas de sistema, matemáticos computacionais, estatísticos, geógrafos, geólogos, arquitetos e biólogos. Mais informações estão disponíveis no site do Instituto.

Cooperação internacional

O Programa de Apoio a Projetos de Cooperação Internacional (PAPCI), que ajuda a viabilizar a realização de missões no exterior ou a acolher missões estrangeiras na UFMG, recebe propostas em regime de fluxo contínuo de professores e servidores técnico-administrativos com vínculo permanente com a Universidade.

Gerenciado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o programa prevê a concessão de ajuda financeira no valor de até R$10 mil por proposta recomendada, com base em análise de mérito que se pautará por critérios especificados em chamada que pode ser conferida no página do documento. As inscrições serão recebidas até 30 de setembro de 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4025.

Arte como resistência

Biblioteca da Faculdade de Letras (Fale)
Biblioteca da Faculdade de Letras (Fale) Carla Pedrosa

Repressão, censura, porões, resistência, greves, guerrilhas e movimentos culturais estão entre os temas retratados na exposição A arte de resistir & a resistência na arte, que permanece aberta, até 31 de agosto, na entrada da biblioteca da Faculdade de Letras (Fale), no segundo andar da Unidade.

Entre os objetos expostos, estão recortes de capas de filmes com as bordas propositalmente queimadas que fazem alusão à prática da “queima de arquivo”, comum em ditaduras. Livros sobre música e resistência, liberdade de expressão e divergência feminina também compõem a mostra. O ambiente é sonorizado com músicas de protesto de Chico Buarque, Milton Nascimento e Elis Regina, entre outros artistas.

A iniciativa é do grupo Agir para não sucumbir, coletivo de professores, alunos e técnicos-administrativos da Fale. Élcio Cornelsen, Elisa Amorim, Emília Mendes, Giselle Luz, Israel Silva, Priscila da Mata, Rosângela Bernardino e Sabriny Santos são os curadores da exposição.

Ações de extensão

Edital que busca estimular a participação de discentes em projetos de extensão e na formação acadêmica recebe, até 2 de setembro, propostas de servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG em efetivo exercício. As propostas aprovadas receberão bolsas nas modalidades PBext e PBext Ação Afirmativa de 2017, gerenciadas pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A bolsa PBext é destinada a discentes de graduação, e a PBext Ação Afirmativa, a estudantes de graduação classificados socioeconomicamente nos níveis I, II e III pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) ou com ingresso pelo sistema de cotas. Ambas têm vigência de março de 2017 a fevereiro do ano seguinte. As normas de solicitação e os critérios de avaliação das propostas podem ser conferidos na página da Proex.

Gestão das ifes

Servidores técnico-administrativos da UFMG poderão se inscrever, de 15 a 22 de agosto, para especialização, na modalidade a distância, em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes).

A organização curricular do curso oferece instrumental teórico diretamente vinculado à prática e aos contextos de trabalho, visando a estimular a capacidade reflexiva dos alunos, a compreensão dos processos de trabalho e seu aprimoramento institucional.

A carga horária é de 360 horas, distribuídas em quatro eixos temáticos com 12 horas de atividade presencial. Serão oferecidas 80 vagas. O curso terá início no dia 12 de setembro e duração de 18 meses, com término previsto para o primeiro semestre de 2018. A iniciativa resulta de ação conjunta das pró-reitorias de Recursos Humanos e de Graduação e da Faculdade de Educação, com apoio do Sindifes.

O conteúdo pode ser consultado na página do edital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7489.