Atual e interdisciplinar

Quando entrar setembro

Teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história marcam próximo Domingo no campus

Grupo Vertente Corpo-es'passo: corpo e cidade
Grupo Vertente Corpo-es'passo: corpo e cidade Izabel Cordeiro

Em clima de primavera, a UFMG volta a abrir as suas portas para as comunidades interna e externa em mais uma edição do Domingo no campus, que será realizada no dia 4 de setembro. Das 9h às 13h, o público será brindado com atividades diversificadas, como aquecimento coletivo, técnicas de teatro físico, dança de salão, jogos, brincadeiras recreativas, slackline, ioga, bike anjo e sessões de contação de histórias. Esta última iniciativa é uma parceria inédita da Pró-reitoria de Extensão com o Sistema de Bibliotecas da UFMG.

“O objetivo é aproximar a comunidade acadêmica e externa com o Espaço de Leitura, que fica na Biblioteca Central”, explica a bibliotecária Marina Nogueira, uma das organizadoras da atividade, destinada ao público infantil. Serão contadas histórias tradicionais como Bumba meu boi, O caso do bolinho e Coca recoca. “Queremos despertar o gosto pela leitura, estimular e envolver as crianças em um mundo de fantasias e imaginação”, antecipa a contadora Eri Alves. Também  participam integrantes do grupo Arautos da Poesia.

Outra novidade desta edição é a participação do Vertente Corpo-es’passo, grupo formado pelos alunos Hewrison Ken, Dê Jota e Ismael Soares, do Teatro Universitário, que explora possibilidades do corpo por meio de expressões como dança, teatro e circo. “Desenvolvemos uma pesquisa de experimentação sobre a relação corpo e cidade, envolvendo os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. Vamos interagir com o público, fazendo aquecimento coletivo, alongamentos e movimentos que poderão ser reproduzidos”, explica  Hewrison Ken.

Parceiros desde a primeira edição, monitores, bolsistas e voluntários do projeto Tô de Boa Tô no Campus participam com brincadeiras que já caíram no gosto do público, como slackline, futebol e cabo de guerra. E haverá novidades, como ioga e dança de salão.

Voluntário do Bike Anjo orienta criança em sua bicicleta
Voluntário do Bike Anjo orienta criança em sua bicicleta Foca Lisboa/UFMG

Outra parceria que tem rendido bons frutos desde a primeira edição é com o Bike Anjo, rede de ciclistas experientes presente em mais de 400 cidades de 10 países. “Além de ensinar a pedalar, os bike anjos podem auxiliar na escolha de uma rota mais tranquila ou mesmo acompanhar no trânsito alguém que deseja começar a usar a bicicleta como meio de transporte”, explica Moacyr Anício, estudante da Escola de Engenharia da UFMG e voluntário do Bike Anjo BH.

As atividades do Domingo no campus serão realizadas no gramado da Reitoria, no bosque da Escola de Música e na Praça de Serviços.

Avaliação

Às vésperas de sua sétima edição, o Domingo no campus já está consolidado no calendário de eventos da Universidade e recebe uma avaliação positiva do público que usufrui de suas atividades. É o que indica pesquisa de opinião feita com 90 pessoas por meio de ­formulário eletrônico. “O objetivo foi ouvir a opinião das pessoas para subsidiar a preparação das próximas edições”, explica a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira. “Recebemos um público com faixa etária muito ampla: crianças, jovens, adultos e idosos, majoritariamente da comunidade interna”, sintetiza a professora. Cerca de um terço dos frequentadores declararam não possuir vínculo com a Universidade. “Isso mostra que gradativamente estamos alcançando a comunidade externa, nosso grande objetivo”, avalia.

A pró-reitora de Extensão destaca que muitas pessoas tomaram conhecimento do evento pelas redes sociais, o que reforça a percepção de que “é importante apostar nessa mídia para a divulgação”.  Entre os respondentes, cerca de 60% disseram se sentir atraídos pela programação do evento e pela possibilidade de contato com a natureza, de usufruir espaços do campus para atividades de lazer e de interagir com pessoas. “Outra revelação importante foi a de que quase 100% dos entrevistados indicariam o programa a outras pessoas”, comemora.

A pesquisa continuará disponível na página do facebook e também será aplicada durante as duas próximas edições do Domingo no campus. O levantamento foi coordenado pela professora Camila Mantovani, do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

Zirlene Lemos