Declaração inspiradora

UFMG Empreendedora

A UFMG recebeu, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de universidade do ano pelo Startup Awards 2018, evento organizado pela Associação Brasileira de Startups, que homenageia os destaques em inovação e empreendedorismo no país. O prêmio foi entregue, no último dia 30, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), realizada em São Paulo. A Universidade foi representada por Pedro Israel, cofundador da startup Melhor Plano e professor voluntário na UFMG.

Um dos destaques das iniciativas desenvolvidas na UFMG é a Formação Transversal em Empreendedorismo e Inovação, idealizada pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Aberta a alunos de todos os cursos, reúne disciplinas ofertadas por diversos departamentos sobre fundamentos, técnicas e experiências práticas em empreendedorismo e inovação.

Demanda
Uma das disciplinas que compõem a formação é Empreendimentos em informática, ministrada pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC). O professor Renato Ferreira, um dos responsáveis pelo novo formato da disciplina, que existe desde a década de 1980, explica que há uma demanda por profissionais com formação em empreendedorismo. “A disciplina foi reformulada em parceria com ex-alunos da UFMG, que hoje são empreendedores do San Pedro Valley. As aulas ocorrem duas vezes por semana, com conteúdo teórico sobre as metodologias de criação de uma startup e palestras semanais feitas por empreendedores convidados”, explica.

Outros trunfos da UFMG são a Inova, incubadora que fornece apoio e infraestrutura para a consolidação de empresas e projetos de base tecnológica, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), que faz a ponte entre o conhecimento científico gerado na Universidade e sua aplicação pelo setor empresarial, e a rede de 19 empresas juniores, nas quais alunos de diversos cursos experimentam o ambiente empreendedor e prestam serviços à comunidade.