Fruto do cerrado

Desobediências

O grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo vai promover, de 4 a 6 de dezembro, na Faculdade de Direito, seminário internacional sobre desobediências e democracias radicais. O objetivo é suscitar debate sobre novas formas de direito, economia e política, que fujam ao que está consolidado no cenário institucional.

Até 15 de novembro, deverão ser enviadas propostas de comunicações para desobediencias2017@gmail.com. Informações sobre programação e inscrições de trabalhos podem ser obtidas em https://seminariodesobediencia... e no Facebook (http://bit.ly/2y8CRFb).

Futuro na inovação

O evento Delfos 2017, programado para 24 de novembro, na Faculdade de Ciências Econômicas, vai promover debates sobre a criação de fórum interdisciplinar sobre inovação que contribua para a formação de mestres e doutores, visando à inserção no mercado e em órgãos governamentais.

Organizado por discentes do Programa de Doutorado em Inovação

Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG, o evento é destinado a pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em inovação e áreas correlatas, além de agentes e gestores que atuam nas esferas pública e privada. A programação está disponível no Facebook (http://bit.ly/2xLjot3), e as inscrições de ouvintes e trabalhos devem ser feitas em https://delfosufmg.wixsite.com/delfosufmg2017/.

Planejamento em EAD

Com o objetivo de auxiliar os professores da UFMG a elaborar conteúdos e atividades on-line, o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) acaba de lançar o Espaço Disciplinas EaD no Ensino Presencial. Nesse ambiente, os docentes encontram informações para planejar, passo a passo, disciplinas a distância ou semipresenciais e desenvolver recursos multimídia para incrementar suas aulas.

O ambiente está hospedado na plataforma Minha UFMG, e a inscrição poderá ser visualizada no bloco “Turmas Adicionais”. A iniciativa do Caed, com apoio das pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação, visa estimular o uso de tecnologias pelos docentes da Universidade. Mais informações estão disponíveis no site do Caed, pelo telefone (31) 3409-4638 e pelo e-mail ead@ufmg.br.

O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro desenvolveu o conceito de
O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro desenvolveu o conceito de "geobricolagem" Bruno Fuji

Modelo e exemplo

O modelo e o exemplo: dois modos de mudar o mundo é o título da conferência que o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro fará no próximo dia 9 de outubro (14h, no CAD 2). Com base nos personagens conceituais “engenheiro” e “bricoleur”, criados por Lévi-Strauss para explicar modos distintos de mundificação, o professor da UFRJ vai abordar a diferença crucial entre modelo e exemplo. No “pensamento-por-modelo”, segundo ele, povos subdesenvolvidos, muitas vezes submetidos pela força, copiam ideias que, não raro, são transformadas em simulacros. Os exemplos, que, por sua vez, são emprestados de forma horizontal, inspiram a noção de “geobricolagem”, proposta por Viveiros de Castro em referência às múltiplas ontologias práticas por meio das quais os povos extramodernos se articulam com seus ambientes.

Etnógrafo americanista, com experiência de pesquisa na Amazônia, o conferencista tem pós-doutorado na Université de Paris X. É pesquisador do Centre National de Recherche Scientifique (CNRS), da França, com passagens pelas universidades de Cambridge (Reino Unido) e de Chicago (EUA), entre outras. É um dos coordenadores da Rede Abaeté de Antropologia Simétrica (NAnSi), baseada no Museu Nacional da UFRJ. A conferência integra a série UFMG 90 anos – desafios contemporâneos.

Brinquedos e livros

A Escola de Enfermagem arrecada brinquedos e jogos, novos ou usados, livros infantis e materiais de papelaria para apoiar o trabalho dos integrantes do projeto de extensão Brincar terapêutico, que, desde 2009, prestam assistência lúdica aos pacientes internados na ala pediátrica do Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte. As visitas da equipe contribuem para o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo das crianças e minimizam o estresse e o desconforto gerados pela internação. Os brinquedos facilitam a interação entre elas, suas famílias e profissionais de saúde.

As doações devem ser depositadas em caixa instalada perto do elevador no segundo andar do prédio da Unidade, no campus Saúde (Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia). A campanha será encerrada no dia 13 de outubro, mas o projeto continuará recebendo doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-9883.

Estudante que empreende

O que fazer durante a vida de estudante universitário? O que importa mais, considerando que essa fase é única? Com base em sua experiência pessoal e profissional, o professor Berthier Ribeiro-Neto, do Departamento de Ciência da Computação, diretor do Centro de Engenharia da Google na América Latina, vai oferecer respostas a essas perguntas em conferência no dia 9, às 19h, no CAD 2. A conferência Empreendendo a vida de estudante integra a série que celebra os 90 anos da UFMG.

Berthier Ribeiro-Neto cursou doutorado em Computação na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Em 1996, ingressou como professor na UFMG e, quatro anos depois, fundou a empresa Akwan Information Technologies, especializada em máquinas de busca na Web brasileira, mais tarde adquirida pela Google Inc. É coautor do livro Modern information retrieval, um dos mais adotados na área, mundo afora.