Inverno, aos 50

Em defesa do patrimônio documental

Biblioteca Universitária e ECI desenvolvem atividades em parceria com a Unesco no âmbito do Programa Memória do Mundo

Visitas técnicas, reuniões temáticas e oficinas com a equipe das bibliotecas da UFMG estão entre as atividades realizadas nos últimos dois anos pelo Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoWBrasil), em parceria com a Biblioteca Universitária (BU) e a Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI).

 “O objetivo é estreitar os laços entre o Comitê Nacional e a UFMG e divulgar as ações da Unesco em prol do patrimônio documental nacional”, explica a bibliotecária Diná Araújo, que tem mediado os contatos entre a UFMG e o MoWBrasil. Empossada no Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco em 2015, Diná é representante dos acervos bibliográficos e documentais em instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Neste ano, já foram realizadas na UFMG oficinas para divulgar o Programa Memory of the World, da Unesco e para orientar as ­instituições no preenchimento do edital 2017 do MoW Brasil

(http://bit.ly/2vgoE3y), cujas inscrições se encerram no dia 31 de julho. “Os candidatos devem ter atenção em fazer o preenchimento completo de todos os itens da proposta, já que um item não preenchido pode provocar a desclassificação”, explica Diná. Ela também enfatiza que, para concorrer ao selo, é necessário que os documentos tenham relevância para a memória nacional brasileira.

Em trabalho conjunto com especialistas docentes e técnicos da UFMG, o Sistema de Bibliotecas submeteu ao Edital 2017 o Testamento de Martim Afonso, que integra a Galeria Brasiliana, doada para a UFMG em 1971. Datado de 1533, o documento trata das disposições finais de Martim Afonso de Souza – um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil – e de sua mulher Ana Pimentel, que também participou da colonização do país, quando o marido foi transferido para ocupar o cargo de vice-rei da Índia. O resultado com o nome dos selecionados no edital de 2017 será divulgado no dia 9 de outubro em http://mow.arquivonacional.gov.br/

Próximas ações

O seminário Programa Memória do Mundo Comitê Nacional do Brasil: documentos brasileiros está entre as atividades que serão realizadas neste segundo semestre e integrará as comemorações dos 90 anos da UFMG.  Para tratar de questões referentes à organização do evento, a Biblioteca Universitária recebeu, recentemente, Adauto Cândido Soares, coordenador de comunicação e informação da Unesco no Brasil, e Maurício Vicente Ferreira Junior, presidente do Comitê MoWBrasil e diretor do Museu Imperial. Ficou definido, em reunião com os representantes da Unesco e do MoWBrasil, que o Seminário será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação, com o objetivo de fomentar discussões relacionadas ao patrimônio documental brasileiro.

Testamento de Martim Afonso de Sousa, submetido ao edital 2017 do programa Memória do Mundo – Brasil
Testamento de Martim Afonso de Sousa, submetido ao edital 2017 do programa Memória do Mundo – Brasil Carla Pedrosa/BU

“Em conjunto com a bibliotecária representante – Diná Araújo –, trabalhamos para que as discussões sobre o MoWBrasil estejam presentes em eventos técnico-científicos da Biblioteconomia no Brasil e na América Latina. Apoiar a realização do Seminário na ECI significa, sobretudo, que a gestão da BU é sensível às questões do patrimônio e da memória na UFMG e à necessidade de capilarizar essas discussões nacional e internacionalmente”, afirma o diretor da Biblioteca Universitária, Wellington Marçal de Carvalho.

A professora Terezinha de Fátima Carvalho, diretora da Escola de Ciência da Informação, explica que as temáticas que serão tratadas no evento coincidem com aquelas estudadas nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da ECI.  “Temos prazer em receber o evento em apoio ao Comitê MoWBrasil. Será uma oportunidade especial para nossos alunos e professores”, enfatiza.

Entre os destaques da programação, está a participação do professor Ray Edmondson, da Universidade de Canberra/Austrália. O pesquisador dedicou os últimos 20 anos de sua carreira à implementação do Programa Memory of The World naquele país. Doutor em Filosofia e com vasta produção dedicada aos arquivos audiovisuais, Edmondson lançará um livro em língua portuguesa durante o seminário.

Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve, no site da Biblioteca Universitária (www.bu.ufmg.br).

*Jornalista da Biblioteca Universitária

Carla Pedrosa*