Maior, melhor e abrangente

Selo da Unesco

O Testamento de Martim Afonso e de sua esposa Dona Ana Pimentel, do setor de obras raras da Biblioteca Universitária da UFMG, está entre os dez acervos selecionados pelo Comitê MoW Brasil que receberão o Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Datado de 1533 e doado para a UFMG em 1971, o documento trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil e de sua esposa, Dona Ana Pimentel, que também participou da colonização do país quando Martim Afonso foi transferido para ocupar o cargo de vice-rei da Índia.

Apoio a periódicos

Dezesseis periódicos científicos produzidos na UFMG serão apoiados financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) por meio de chamada destinada a auxiliar iniciativas das instituições de ciência, tecnologia e inovação mineiras. Eles vão receber R$ 610 mil, que correspondem a aproximadamente 30% do valor global do edital – perto de R$ 2 milhões. Foram contempladas 55 das 99 propostas enviadas à agência de fomento.

Pela primeira vez, a Fapemig abriu a chamada também a publicações que não estão entre as mais bem classificadas no sistema Qualis, da Capes. “Isso possibilitou a ampliação do espectro de periódicos da UFMG contemplados pela iniciativa da Fundação”, comenta o professor Sergio Cirino, coordenador da política de periódicos da Universidade.

As publicações da UFMG selecionadas pela Fapemig foram Kriterion – Revista de Filosofia, Revista Docência do Ensino Superior, Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Vestígios – Revista Latino-americana de Arqueologia Histórica, Gerais – Revista Interinstitucional de Psicologia, Revista Geonomos, Educação em Revista, Revista Gestão e Sociedade, Revista Trabalho & Educação, Revista Varia Historia, Revista Licere, Caderno de Ciências Agrárias, Revista de Estudos da Linguagem (Relin), Revista Nova Economia e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências.

Torneio de peteca disputado na edição 2016 da Semana do Servidor da UFMG
Torneio de peteca disputado na edição 2016 da Semana do Servidor da UFMG Foca Lisboa/UFMG

Aprender e construir

Realizada anualmente desde 2011, a Semana do Servidor da UFMG tem contribuído efetivamente para discussão e elaboração de políticas de recursos humanos para os servidores técnico-administrativos em educação, avalia a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves. Com o tema Aprendizados e perspectivas: construir juntos, a edição deste ano – que será realizada simultaneamente em Belo Horizonte e em Montes Claros, de 23 a 28 de outubro – fará um balanço das propostas apresentadas até 2016, discutirá sugestões para as edições futuras e apresentará os resultados obtidos até o momento.

Um dos exemplos de reflexos das discussões na prática dos servidores, segundo Leonor Gonçalves, é a criação de comissão permanente para negociação de conflitos e conciliação em ambientes de trabalho, cuja proposta já foi encaminhada ao reitor Jaime Ramírez para inclusão na pauta do Conselho Universitário. Outra demanda, identificada e debatida na edição passada, foi o mapeamento das habilidades, capacitações necessárias e dificuldades encontradas no trabalho de áreas estratégicas como as seções de pessoal, de compras e de contabilidade. Com base nas discussões realizadas em oficinas, a Comissão Interna de Supervisão de Carreira da Pró-reitoria de Recursos Humanos desenvolveu proposta de adequação de ambientes organizacionais dessas áreas, resultado que será apresentado em sessão no dia 27, no auditório da Reitoria.

A programação da Semana inclui, nos dias 23 e 24, a oferta de cursos de primeiros socorros e acidentes de serviço – abertos a toda a comunidade universitária –, caminhada rústica e corrida na Estação Ecológica, na manhã do dia 26, e encerramento no sábado, 28, no Centro Esportivo Universitário (CEU), com festa para os servidores e suas famílias. Haverá campeonatos de futsal e de peteca, recreação infantil, aulas de dança e show musical. São esperadas cerca de três mil pessoas.

No Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, a Semana começa com o balanço das edições anteriores e prossegue com os cursos e festa de encerramento na sexta-feira.

Valorização da memória

Visualidades: tornar visíveis os grupos ou artistas sem espaço de apresentação, os quais, por motivos diversos, não conseguem expor suas obras ao público geral ou familiarizado com a área de artes visuais. Memória: revisitar o passado, valorizando-o, atualizando-o ou propondo novas questões por meio de pesquisas e problematizações do presente. Essa é a proposta da exposição do Centro Cultural UFMG – Visualidades e memória – que pode ser visitada até 26 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 18h, com entrada franca.

Sob a curadoria do professor Rodrigo Vivas, da Escola de Belas Artes, a mostra é composta de esculturas em cerâmica, objetos, oratórios e pinturas de Domingos Mazzilli, Hélio Siqueira, Marcelo AB, Mário Azevedo e Paulo Miranda, que expuseram no Centro Cultural nos últimos anos.