Maior, melhor e abrangente

Matemática em tudo

Relação com a literatura é tema da abertura da Semana do Conhecimento, que também vai abrigar reflexões sobre inclusão e protagonismo estudantil

Com apresentação de quase três mil trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio, a 26ª Semana do Conhecimento da UFMG vai mobilizar toda a comunidade acadêmica de 16 a 20 deste mês. A programação é composta de dezenas de atividades – conferências, palestras, mesas-redondas, jornadas e uma extensa agenda cultural –, como destaca o professor Bruno Teixeira, diretor de Fomento à Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). O evento foi precedido por seminário sobre iniciação científica júnior e pela primeira fase de exposição dos trabalhos de pesquisa e extensão nas unidades acadêmicas.

Na mesa de abertura, na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, o tema Matemática, diversidade, conhecimento será abordado pelo professor Bernardo Lima e pelo escritor Jacques Fux. A intenção é promover reflexão sobre “como a Matemática está em tudo”, em referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que ocorre em todo o país, de 23 a 29 deste mês. Bernardo Lima fará a palestra Percolação: problemas fáceis de enunciar e difíceis de resolver!, e Jacques Fux vai propor ao público uma viagem pelo mundo das letras e dos números, da literatura comparada e das ficções, fazendo referência a escritores, matemáticos, poetas e sonhadores, como Jorge Luis Borges, Georges Perec e Ítalo Calvino.

No campus regional de Montes Claros, serão realizadas, no dia 16, as palestras A Matemática está em tudo, com o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pela manhã, e Física mais que divertida, com Eduardo de Campos Valadares, da UFMG, à noite. O evento prossegue até o dia 20.

Além da programação organizada pelas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa, Extensão, Assuntos Estudantis e Recursos Humanos, a agenda da Semana inclui seminários e outras atividades realizadas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e pelas unidades acadêmicas. Em alguns eventos, a participação pode render créditos acadêmicos.

Coordenada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a programação artística da Semana será aberta no dia 16, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com o espetáculo DiversIDADES, do Grupo Sarandeiros, em comemoração aos 90 anos da Universidade. As atividades prosseguem até o dia 20, em diferentes ambientes do campus – auditório e gramado da Reitoria, piso térreo do Instituto de Ciências Biológicas e saguão da Faculdade de Ciências Econômicas. A programação pode ser consultada no site do evento: www.ufmg.br/semanadoconhecimento.

Premiações

Quarenta e oito trabalhos defendidos em 2016 foram indicados pelos programas de pós-graduação e vão receber, em solenidade na noite desta quinta-feira, 19, certificado de melhor tese defendida em cada programa. Na mesma cerimônia, serão anunciados os ganhadores do Grande Prêmio UFMG de Teses 2017, um para cada grupo das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Estudantes observam pôster de trabalho de iniciação científica
Estudantes observam pôster de trabalho de iniciação científica Raaíssa César/UFMG

A premiação será entregue em cerimônia a partir das 19h, no auditório da Reitoria. De acordo com a resolução que institui o prêmio, cada Programa indica sua melhor tese do período para receber o Prêmio UFMG, e os trabalhos, avaliados por comissão ad hoc indicada pela Câmara de Pós-graduação, concorrem ao Grande Prêmio UFMG de Teses e a menções honrosas.

No dia seguinte, no encerramento da Semana, serão conhecidos e premiados os melhores trabalhos de cada evento específico: 26ª Semana de Iniciação Científica, 7º Seminário de Iniciação Científica Júnior, 20º Encontro de Extensão, 21ª Semana da Graduação, 2ª Mostra Prae de Projetos de Ações Afirmativas e Apoio Acadêmico, 7ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos em Educação e Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

Inclusão

Mesmo que tenha estrutura física totalmente acessível, uma instituição só será de fato inclusiva quando seus integrantes conseguirem enxergar a capacidade e o potencial de cada pessoa com deficiência, afirma a professora Adriana Valladão, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG. O tema será discutido em mesa-redonda na manhã do dia 18, no auditório T005 da Escola de Engenharia.

Na mesa-redonda Das ideias à execução: protagonismo juvenil na UFMG, que ocorrerá no dia 17, às 19h, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) vai pôr em debate os desafios e as potencialidades do seu programa de chamadas institucionais, que viabilizam a participação dos estudantes como elaboradores e executores de projetos. “A Prae aproveita a Semana para fazer reflexões sobre suas próprias políticas, tanto as que estão em execução quanto as que desejamos implementar”, explica o pró-reitor Tacísio Mauro Vago.

Ana Rita Araújo