Mais inclusiva

Fale, 50 anos
A exposição Vidinha de bordo: o turista aprendiz – 50 anos da Faculdade de Letras, aberta no Centro de Memória da Fale, reúne objetos, fotografias e vídeos sobre fatos que ocorreram no ano de fundação da Unidade. O público terá a oportunidade de ouvir poemas gravados por professores que integraram o quadro docente e de consultar o acervo de periódicos e livros de ex-alunos. A curadoria é das professoras Heloísa Penna, Sueli Coelho e Tereza Virgínia Barbosa.

As comemorações do cinquentenário da Fale tiveram início em outubro e se estenderão até abril de 2019.

TV UFMG, 20 anos
A TV UFMG comemorou, no dia 24 de novembro, 20 anos de atuação. Há duas décadas, em 1998, era gravado o primeiro programa – o extinto Diálogo possível – produzido exclusivamente pelo canal. A atração foi apresentada pela professora Mirian Chrystus, do Departamento de Comunicação Social.

Para celebrar a data, a TV UFMG produziu, ao longo dos últimos seis meses, uma série de vídeos comemorativos, abordando diversos aspectos da história da emissora. A primeira matéria abordou a criação da TV, e a segunda tratou da história do jornalismo do canal. No terceiro vídeo, foi apresentada a relação do jornalismo do núcleo com as novas mídias contemporâneas. O processo de formação complementar dos estudantes na emissora foi tema do quarto vídeo. Na quinta reportagem, o assunto foi a apropriação da linguagem audiovisual e das produções da Universidade.

Até 31 de outubro de 2018, as produções audiovisuais da TV UFMG eram também veiculadas pelo Canal Universitário de Belo Horizonte, que está temporariamente fora do ar. A programação do canal pode ser acompanhada no Portal UFMG, no Facebook e no YouTube da emissora.

História da Ciência
O projeto de extensão Escola de História da Ciência está com inscrições abertas, até 10 de dezembro, para debates e minicursos. São ofertadas 120 vagas. A formação, gratuita, será realizada de 28 a 31 de janeiro, com carga horária de 30 horas.

As atividades são destinadas a professores de química, física, matemática, biologia e história da rede pública e privada de ensino fundamental e médio. Também podem participar estudantes de graduação e pós dessas áreas de ensino, além de possíveis interessados, que devem enviar e-mail para ufmgescolahc@gmail.com.

Estudantes premiados nas edições nacional e estadual da olimpíada
Estudantes premiados nas edições nacional e estadual da olimpíada Coltec

Olimpíada de Matemática
O Colégio Técnico (Coltec) condecorou, com medalhas de ouro, prata e bronze, os 12 alunos vencedores da Olimpíada de Matemática sem Fronteiras (Oims), edição nacional da competição francesa Mathématiques Sans Frontiéres, realizada em abril. Os estudantes do ensino médio conquistaram ouro e prata, em âmbito estadual, e prata e bronze em nível nacional.

“Trata-se de uma oportunidade de revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola, além de possibilitar experiência internacional”, afirma Maria José Alves, professora do setor de Matemática e coordenadora das olimpíadas no Coltec.

Fomento à pesquisa
Estão abertas as inscrições para submissão de projetos para o Instituto Serrapilheira, agência privada de fomento de pesquisa e divulgação científica. Podem se candidatar novos projetos desenvolvidos nas áreas de ciências naturais (que compreendem ciências da vida, física, geociências e química), matemática e ciência da computação.

Projetos que visem dar continuidade a trabalhos já desenvolvidos não serão contemplados pelo programa. Os incentivos serão creditados a partir de 1º de junho de 2019. Resumos e projetos de pesquisa podem ser submetidos até as 15h do dia 14 de dezembro. Os trabalhos devem ser enviados obrigatoriamente em inglês. Mais informações sobre o processo estão disponíveis no edital.

Na primeira chamada, válida para este ano, dois professores da UFMG tiveram projetos contemplados: Alexander Birbrair, do ICB, que investiga a função do sistema nervoso periférico no desenvolvimento de tumores e a possibilidade de controlar o crescimento de células tumorais, e Roberto Figueiredo, que investiga o uso da deformação plástica para consolidar partículas de magnésio com outros materiais, sem a necessidade de aquecimento.

Disciplinas on-line
Várias normas educacionais, entre elas a Resolução 13/2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), permitem que até 20% da carga horária total dos cursos de graduação presenciais seja ministrada a distância. Muitos docentes, no entanto, ainda não exploram essa possibilidade, seja por desconhecimento, pela dinâmica do ensino a distância ou mesmo por preconceito em relação à modalidade.

Esse cenário motivou o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), com apoio das pró-reitorias de Graduação e de Pós-graduação, a desenvolver o Espaço Disciplinas EaD no Ensino Presencial, hospedado no sistema MinhaUFMG, que disponibiliza informações básicas sobre a oferta de disciplinas a distância ou semipresenciais.

A inscrição é aberta e pode ser feita, a qualquer tempo, pelo próprio usuário, que deverá estar logado no MinhaUFMG. O conteúdo inclui materiais sobre o planejamento da matéria, sobre o ambiente virtual Moodle e sobre os recursos midiáticos e hipermidiáticos que podem ser utilizados.