Multiplicação dos peixes

Profissões

Alunos e professores das escolas de ensino médio, cursos pré-vestibulares, supletivos e demais interessados em participar da Mostra das Profissões da UFMG já podem se inscrever para a edição deste ano. O evento ocorre no dia 16 de setembro, no campus Pampulha, das 9h às 17h.

O objetivo da Mostra das Profissões é orientar futuros estudantes universitários em suas escolhas profissionais e apresentar as possibilidades de formação ofertadas pela UFMG. Ao longo da programação, o participante poderá assistir a palestras sobre os cursos e visitar as salas interativas dos cursos de graduação, nas quais poderá tirar dúvidas e conhecer mais cada formação.

Outras informações estão

disponíveis no site www2.ufmg.br/mostradasprofissoes, onde também podem ser feitas as inscrições por escolas ou individualmente.

Mostra de artes visuais

A discussão sobre possibilidades de criação artística no ensino fundamental é estimulada por mostra de artes visuais, que pode ser visitada até o próximo dia 23, na Faculdade de Educação.

A mostra, organizada pelo Núcleo de Arte do Centro Pedagógico, é uma das ações do Programa Encontros com Arte, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, e reúne as produções artísticas desenvolvidas na disciplina de Artes Visuais do Centro Pedagógico, sob a coordenação da professora Eliette Aleixo. Segundo ela, além de possibilitar a apreciação estética, a iniciativa garante que as produções plásticas dos estudantes sejam divulgadas em âmbito diferente daquele que rege os trabalhos escolares.

A exposição visa promover a reflexão do espectador, oferecer visibilidade às produções artísticas desenvolvidas no ensino fundamental e viabilizar interlocuções com os cursos de licenciatura em arte e educação da UFMG e outras instituições da rede pública e privada.

Molécula da água

Obra paisagística
Obra paisagística mininavitoria/ICB

Obra paisagística (foto) que alerta para a preservação da água foi inaugurada na última semana, no Instituto de ­Ciências Biológicas.  A escultura ­Projeto H²0 foi doada à unidade pelos autores Cid Carvalho, Ricardo Oliveira, Juliana Freitas e João Jadão. Trata-se de releitura de projeto premiado, há dois anos, no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em Portugal.

A obra, que já passou pela Casa Cor São Paulo, representa uma molécula de água emoldurada por um pórtico de aço, que pode ser vista de qualquer ângulo do jardim. Segundo os autores, o objetivo é despertar a consciência “para o recurso natural mais importante do planeta”, de forma lúdica e artística.

Sbpc cultural

Estudantes da Escola de Belas Artes podem inscrever propostas de atividades artísticas e trabalhos audiovisuais para compor programação cultural da 69ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada no campus Pampulha, de 16 a 22 de julho. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 20 de junho, individualmente ou em grupo.

As propostas devem ter como referência o tema da reunião: Inovação, diversidade e transformações. Para as atividades artísticas, serão selecionados dez trabalhos para apresentação durante a semana. Os critérios estão estabelecidos no edital, disponível em

http://bit.ly/2sm2dZ5. As propostas audiovisuais serão exibidas, de 17 a 21 de julho, no ­outdoor da entrada principal da Escola de Belas Artes, segundo as normas do edital, que pode ser consultado em http://bit.ly/2qAPKjH.

Biblioteca virtual

Durante os meses de junho e julho, a comunidade universitária da UFMG poderá acessar, em período de teste, mais de 700 títulos da plataforma e-volution (www.evolution.com.br/), biblioteca virtual que reúne conteúdos das áreas de exatas, humanas e saúde. O primeiro acesso à biblioteca virtual deverá ser feito em qualquer unidade acadêmica da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros.

No site da e-volution, o usuário deve clicar em Login e fazer o cadastro, para ter acesso a todas as ferramentas disponíveis. No momento do cadastro, é necessário marcar a opção Habilitar acesso remoto, que vai possibilitar o acesso ao material de qualquer lugar e a qualquer hora. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4627 ou pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.

Professor residente

Docentes da UFMG – em exercício, aposentados ou eméritos – podem apresentar, até o dia 5 de julho, propostas de atuação no campus cultural Tiradentes, de agosto a dezembro deste ano.

A chamada tem o objetivo de selecionar projetos de ensino, pesquisa e extensão que possibilitem o aprimoramento das atividades da Universidade, sua inserção e colaboração com a comunidade da região de Tiradentes.

O Programa Professor Residente no Campus Cultural UFMG em Tiradentes terá duração de um semestre letivo. Serão priorizados projetos com potencial de criar redes de cooperação entre os campi da Universidade. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Ação Cultural, pelo e-mail campustiradentes@dac.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-6411 e (32) 3355-1550.