Nova promessa de um velho remédio

Inovação de ponta a ponta

UFMG participa da criação do primeiro centro de bionegócios do Brasil

Foi inaugurado no último dia 5, o ­BiotechTown, primeiro centro integrado no Brasil que oferece ambiente e recursos necessários à consolidação de empresas, produtos e negócios nas áreas de biotecnologia e ciências da vida. 

O empreendimento, instalado em área de 2,1 mil metros quadrados na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, é fruto de parceria entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e sua agência de inovação, a Fundep Participações (Fundepar), e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A iniciativa é apoiada pela UFMG, pela Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec) e pelo projeto CSul – Desenvolvimento Urbano. 

O BiotechTown – Centro de Desenvolvimento de Negócios em Biotecnologia e Ciências da Vida possui estruturas para desenvolvimento do produto, registro, produção inicial e inserção nos mercados nacional e internacional, em modelo ponta a ponta estruturado de forma completamente integrada.

“Essa iniciativa promoverá a realização de pesquisas, estruturação de negócios, criação de produtos e serviços, produção comercial, promoção de parcerias e lançamento de inovações para o mercado. O centro visa, também, ser a porta de entrada para empresas internacionais no mercado latino-americano”, afirma o CEO do BiotechTown, Pedro Vidigal, professor da Faculdade de Medicina da UFMG.

O BiotechTown inicia sua atuação com o Business Developer, que utilizará metodologia customizada de desenvolvimento de empresas nascentes e realizará investimentos financeiros para expandir e escalar os negócios. O empreendimento também vai oferecer suporte em áreas como assuntos regulatórios, inteligência de mercado e prospecção tecnológica.