Teses de ponta

Acontece

Bioprodutos

O professor Junio Cota, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), é o editor-chefe convidado da edição especial do periódico científico Biomed Research International, que acaba de entrar em circulação com o tema Frontiers in the expansion of ­bioproducts, ou Fronteiras na expansão de Bioprodutos, em tradução livre.

O editorial, assinado por Junio Cota, Joachim Venus, Zaira B. Hoffmam e Lucas Ribeiro, trata do desenvolvimento de bioprodutos e dos processos ligados a eles, que estão em franco movimento de consolidação no mercado global. Segundo os editorialistas, apenas em 2012, foram geradas 50 milhões de toneladas de bioprodutos, incluindo derivados de celulose e materiais obtidos por fermentação, como ácidos orgânicos e biopolímeros.

A edição especial da Biomed Research International traz outros cinco artigos sobre bioprodutos. A publicação está disponível no endereço http://bit.ly/2faPllR.

Cientistas do ano

Os professores Luiz Renato de ­França, do Departamento de Morfologia, e Ricardo Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, ambos do ICB, estão entre os vencedores do prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell.

França, que atualmente dirige o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), foi premiado na categoria Biologia geral, e Gazzinelli, por seus estudos em Biotecnologia aplicada à saúde. O resultado foi divulgado no dia 20 de outubro, durante o Congresso de ­Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica, organizado pelo Instituto Nanocell, pela Sociedade Brasileira de Sinalização Celular (SBSC) e pelo Inpa.

O Instituto Nanocell selecionou, com base no currículo dos pesquisadores e empresas com maiores números de indicações, aqueles que tinham méritos científicos suficientes para seguirem na premiação, que teve mais de 11 mil participações. Ao fim da seleção, foram premiados 36 cientistas e seis empresas.

Conheça os resultados no site http://bit.ly/2f8BzNX.

Feira foi realizada em outubro, no Centro Pedagógico
Feira foi realizada em outubro, no Centro Pedagógico Arquivo Febrat

Premiados da febrat

Os seis campeões de cada categoria entre os trabalhos premiados na 4ª edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), realizada em outubro passado, no Centro Pedagógico da UFMG, vão ser levados a feiras científicas no exterior em 2017. Os trabalhos A física dos alimentos (categoria Exatas A) e Aprender conectando (categoria Humanas A), ambos desenvolvidos na Escola de Educação Básica da UFMG, serão apresentados, respectivamente, na Costa Rica e no Peru.

Realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a 4ª Febrat reuniu cem trabalhos científicos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental e médio de 11 estados do Brasil.

Biologia vegetal 

O Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do ICB está selecionando alunos para mestrado e doutorado, com entrada no primeiro semestre de 2017. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente na secretaria do Programa, no Departamento de Botânica da Unidade, campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Também serão aceitas inscrições enviadas pelos Correios, com postagem da documentação completa até 18 de novembro.

Os editais e outras informações sobre os processos seletivos estão disponíveis na página do Programa (http://pos.icb.ufmg.br/pgbot). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (31) 3409-2684 e pelo e-mail colposbio-veg@icb.ufmg.br.

Preconceito na internet

Por que as pessoas costumam fazer check-in em viagens para destinos badalados, mas não fazem o mesmo quando estão no ponto do transporte coletivo? Por que criticam o gosto musical dos vizinhos no Facebook? Questões como essas são discutidas pelo jornalista da UFMG e pesquisador da área de Ciência da Informação Ruleandson do Carmo, no recém-lançado e-book Preconceito social na internet: cultura informacional e distinção em redes sociais.

Na obra, Ruleandson analisa o fenômeno que denomina de “orkutização” – interpretado como uma tentativa de estabelecer distinções sociais na internet – e avalia práticas e culturas informacionais e representações sociais dos usuários de sites como Facebook e Twitter.

O e-book está disponível gratuitamente para download no site do autor: http://bit.ly/2eduVE0

Portas abertas

Estrutura multiusuária e multidisciplinar para pesquisa e desenvolvimento, considerada modelo para o país, o Centro de Microscopia da UFMG (www.microscopia.ufmg.br/) vai abrir as portas de seus laboratórios para visitação pública, no próximo dia 18. A atividade, que integra as comemorações de seus dez anos de funcionamento e dos 90 anos da UFMG, começa às 10h, com solenidade que reunirá pesquisadores, autoridades governamentais e representantes de agências de fomento. Em seguida, terão início as visitas monitoradas, que se encerram às 17h. 

De acordo com o diretor, professor Wagner Nunes Rodrigues, a intenção é ampliar a divulgação da potencialidade de atendimento do Centro de Microscopia, que hoje tem registrados como usuários 41 empresas, 500 pesquisadores e 800 alunos de instituições de todo o país, que têm acesso a diversos tipos de microscópios e de equipamentos para preparação e análises de amostras.