Nº 1521 - Ano 32 09.03.2006

RECURSOS HUMANOS

Progrid orienta gestão de RH

Uma nova política de gestão de recursos humanos resultou na criação, em 2003, do Programa Integrado de Desenvolvimento (Progrid), que passou a articular e reorientar ações já existentes na Universidade.

Composto por três subprogramas – treinamento, desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho – o Progrid também contabiliza, ao final do mandato, realizações em áreas antes inexploradas, como a adoção do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e de duas modalidades de bolsas para estímulo à capacitação em nível superior de servidores técnicos e administrativos.

Para a pró-reitora de Recursos Humanos, professora Elizabeth Spangler Andrade Moreira, a adoção do PAR, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, revela a preocupação da Universidade em oferecer melhores condições de vida aos servidores. “É uma iniciativa muito importante, porque permitirá que o servidor tenha seu imóvel”, avalia. Ela lembra que inicialmente o PAR abriu vagas apenas para servidores de renda mais baixa – três a quatro salários mínimos – mas outras modalidades de financiamento da casa própria estão em fase de negociação. “O mais importante foi inaugurar um canal antes inexistente”, afirma Spangler.

Capacitação

O subprograma Desenvolvimento, também chamado de Capacitação para a vida, teve prosseguimento com a educação de jovens e adultos, além de aprimorar, em 2002, a Bolsa Pré-Vestibular, como apoio aos servidores que desejam se preparar para concorrer a vagas em cursos de graduação. Em 2003, foi instituída a Bolsa Ensino Superior, auxílio aos servidores que ingressam em cursos superiores oferecidos por instituições públicas ou privadas.

Entre as atividades do subprograma Treinamento podem ser citados os cursos de curta duração, oferecidos aos servidores técnicos e administrativos pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e o apoio a projetos de capacitação específicos das unidades acadêmicas.

Já o item qualidade de vida no trabalho inclui cursos de ginástica no Centro Esportivo Universitário e aulas de Tai Chi Chuan, no campus Pampulha. Ainda nesta modalidade foram abertas vagas para filhos de servidores nos projetos Esporte Universitário (Proesp) e Guanabara, este uma ação extensionista que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes, por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais e educacionais.

A área de saúde também recebeu atenção da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Uma das iniciativas foi o envio, ao MEC e à Andifes, de proposta de criação do plano de saúde do servidor. Além disso, o Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (Sast) ganhou o reforço do Núcleo de Saúde Mental e, mais recentemente, do Núcleo de Saúde Bucal, que deve começar a funcionar em breve.