Uma cadeia para a inovação

Editorial

Em sua 20ª edição, DIVERSA traz entrevista, reportagens e artigos que estimulam o debate sobre o papel da universidade no mundo contemporâneo, discussão oportuna para uma instituição que passa por momento de grandes transformações e, em especial, para a UFMG, que completou 85 anos em setembro do ano passado.

Na entrevista que abre esta edição, o professor Ivan Domingues, filósofo que nos últimos tempos vem se debruçando sobre a trajetória das universidades, defende que elas adotem modelos mais flexíveis e ajustados às realidades regionais. Outro estudioso do assunto, o professor Carlos Antônio Leite Brandão, discute em artigo a criação do que chama de uma “universidade dentro da universidade”, ou seja, de uma instituição capaz de atender às demandas de inclusão e de se dedicar a tarefas não voltadas imediatamente para o mercado técnico e profissional.

Centradas na UFMG, as três reportagens da edição abordam temas que se constituem em desafios essenciais para a instituição e que balizam a sua inserção na modernidade: a gestão da inovação, o retorno social e a internacionalização.

Este número também resgata a trajetória de sete personagens umbilicalmente ligadas à evolução da UFMG: Fábio do Nascimento Moura, figura fundamental na consolidação da estrutura administrativa da Universidade, Eneida Maria de Souza, uma das mais reconhecidas estudiosas da literatura brasileira; Beatriz Alvarenga, autora de um clássico didático da Física adotado em quase todas as escolas do país; Luiz Antônio Savassi Rocha, um mestre das autópsias; Júlio Varella, estrela dos bastidores da produção cultural; Magda Becker, educadora incansável; e o saudoso Fernando Correia Dias, autor de obra fundamental para compreender o projeto político de Minas Gerais a partir da criação de sua principal universidade.

Como de praxe, DIVERSA conta com o talentoso trabalho dos ilustradores da Escola de Belas-Artes, sob a curadoria dos professores Antonio Milton Signorini e Conceição Bicalho. Ao grupo de ilustradores se juntou o também estudante da EBA Lucas Braga, que integra a equipe da Diretoria Web do Centro de Comunicação.

Em síntese, o número 20 de DIVERSA representa um convite a uma reflexão sobre o complexo e desafiador papel que a academia precisa exercer. Uma necessidade problematizada pelo professor João Gabriel Marques Fonseca em artigo que resume com precisão a razão de ser da universidade: uma instituição que, sem abrir mão de sua coesão, seja suficientemente plural para acolher todas as vocações.

Boa leitura!