periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Ciência da Computação

Ao menos sete em cada dez brasileiros usam a internet pelo telefone celular. O número pode ser ainda maior, já que as estatísticas foram apuradas na pesquisa anual TIC Domicílios 2017, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. No mesmo ano, a Fundação Getúlio Vargas contabilizou mais de 300 milhões de smartphones no País.  E desde que os aparelhos telefônicos se transformaram em computadores de bolso, o cientista da computação passou a ser um profissional ainda mais valorizado. O curso de ciência da computação capacita para o desenvolvimento de novas aplicações computacionais a partir de sistemas de programação (softwares).

A formação é ampla: alia aspectos de teoria, modelagem e desenvolvimento da computação. Os alunos também aprendem sobre conceitos de gestão empresarial, fundamental para a aplicação do conhecimento, já que a computação proporciona novas soluções sem alto investimento, como as startups de aplicativos.

Ciência da Computação
Ciência da Computação Pedro Antuña

Além das oportunidades de trabalho em empresas de software, estudantes podem optar pela carreira acadêmica, na iniciação científica e na pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG, avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação.

O embasamento científico e tecnológico fascinou a recém-formada e mestranda em ciência da computação Mariana Oliveira Santos, 25. Além de pesquisas de iniciação científica, ela atuou no extinto projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que oferecia disciplinas de tecnologia da informação com o objetivo de estimular a  formação profissional dos jovens . “Inserir conceitos de computação e pensamento lógico na educação pode estimular principalmente as meninas a se aventurarem mais no mundo tecnológico e, futuramente, ingressar em uma carreira na área de TI”, ressalta.

Há várias iniciativas que encorajam o permanecimento das mulheres na computação. Na UFMG, o projeto Bitgirls segue a tendência mundial de valorizar a presença feminina na área. “ Projetos como este possibilitam  divulgar a presença de mulheres na área de tecnologia, contando suas experiências, e aumentam, assim, a representatividade.”

Confira como é e como funciona o projeto Bitgirls na reportagem da TV UFMG.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular: https://ufmg.br/cursos/graduac...