periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

2. Área: Ciências exatas e da terra

Na chamada era Pós-Digital, em que a tecnologia digital ultrapassou a dimensão de ferramenta e provocou mudanças significativas no comportamento da sociedade – vide as últimas eleições presidenciais no Brasil, marcadas pela atuação de bots em redes sociais – a  infinidade de dados disponíveis na internet, o Big Data, ganhou status de commodity. Em outras palavras, os rastros deixados pelos internautas em sua navegação, com suas preferências ideológicas e de consumo, tornaram-se um produto disputado no mercado internacional.

O desafio é transformar a imensidão de informações em dados estruturados, ou seja, organizados de modo que possam orientar a tomada de decisões estratégicas por empresas, governos e outras organizações. Neste cenário, o profissional que domina as competências técnicas exigidas está numa posição privilegiada, o que faz das ciências exatas uma área em franca expansão.

As ciências da terra são outra área no centro dos mais intrigantes debates contemporâneos: estamos ou não numa nova era geológica, batizada de antropoceno.

O termo tem sido usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente da história do planeta Terra, em que as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo nos diferentes ecossistemas terrestres, impactando também seu clima e deixando inscrições na crosta terrestre. Na UFMG, os cursos que compõem essa área estão abrigados no Instituto de Geociências (IGC), onde estão centralizadas as atividades do curso de geologia (além dos cursos de geografia e turismo, das ciências sociais aplicadas). Um dos diferenciais da formação na Universidade é a infraestrutura do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, órgão complementar do IGC, que serve de ponto de apoio para pesquisas de campo e estágios.

Na UFMG, as duas áreas são concentradas na grande área Ciências Exatas e da Terra, que agrupam os seguintes cursos:

Ciência da computação
Ciências atuariais