periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Ciências do Estado

Pioneiro há uma década, o curso de Ciências do Estado da UFMG é o único do Brasil. Com aulas na Faculdade de Direito, no período da tarde, a formação abrangente, que transita entre as áreas jurídica e de gestão, constitui uma alternativa  para o aluno que pretende atuar nas diferentes instâncias do Estado.

Como as instituições brasileiras têm muitas ações orientadas pelo setor jurídico, o profissional da área deve compreender as possibilidades e os limites oferecidos pelo Direito. Ao mesmo tempo, entender sobre formas diversas de atuação política, como movimentos sociais e organizações do terceiro setor, que também são campos de atuação importantes para o cientista do Estado.

1º Seminário Interno Programa Pólos de Cidadania
1º Seminário Interno Programa Pólos de Cidadania Acervo do Programa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito, Pâmela Côrtes, 28, egressa do curso, fez a opção por Ciências do Estado depois de iniciar os estudos em Filosofia. “Não queria apenas ler os filósofos. Busquei a possibilidade de agregar esses estudos com a prática real, concreta, da política e do Estado”, explica.

O estudante de Ciências do Estado tem uma formação inicial, mais ampla, ao longo de quatro semestres, e depois escolhe entre os percursos Estado democrático e contemporaneidade ou Democracia e governança social. É possível também participar de  atividades complementares de pesquisa e extensão.

Ao explorar essas possibilidades, Pâmela ajudou na fundação do Centro Acadêmico, participou de projetos como o Pólos de Cidadania, criou o grupo de estudo em neuroética e neurodireito, além de participar de um projeto de extensão em políticas públicas baseadas em evidências. “O fundamental é começar desde cedo a pensar o que gostaria de fazer, em que gostaria de atuar, e começar a focar sua formação nesse sentido”, aconselha.

Para quem deseja explorar possibilidades além da carreira acadêmica, há muitas oportunidades de atuação em organizações do terceiro setor, órgãos do Estado e em empresas privadas, que também contratam cada vez mais profissionais com essa graduação sobretudo para lidar com as relações das empresas com o Estado.

PARA SABER MAIS

Ciências do Estado: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga: 8,92
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): 715,52
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): o curso ainda não foi avaliado.