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Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Cinema de Animação e Artes Digitais

No sexto período de cinema de animação e artes digitais, o estudante Rafael Torres, 21, pretende aplicar o que aprende na UFMG para se tornar animador. Seu especial interesse é um público bem específico: crianças até os quatro anos de idade. “Falta animação que incentive as crianças a identificarem palavras e objetos, que estimule o vocabulário,  algo que permita o desenvolvimento delas”, avalia. Com seu trabalho, o estudante pretende criar arte que una o aprendizado à diversão e, assim, instigue a criatividade e desenvolva as capacidades intelectuais dos pequenos.

Cine. Animação
Cine. Animação Júlia Duarte

Embora Rafael tenha optado pela animação, o bacharelado em cinema de animação e artes digitais não forma apenas animadores. Com processo seletivo próprio que considera os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e provas específicas do Vestibular de Habilidades, o curso dá ao aluno variadas opções dentre suas três principais áreas: audiovisual, animação e artes computacionais.

Por meio de ateliês práticos e também de pesquisas críticas sobre o meio artístico, o curso é multidisciplinar. Suas disciplinas envolvem estudos de percepção da imagem, expressão artística, matemática e programação computacional, todas voltadas para a linguagem das artes e às novas tecnologias. Desta forma, o estudante tem a liberdade de se aprofundar no campo com o qual se identifica mais, seja o cinema, a fotografia, a produção cultural ou jogos e aplicativos.

O diferencial do profissional de cinema de animação e artes digitais é a análise crítica acerca de sua produção. É possível criar animações, jogos e campanhas que não sejam apenas expositivos, mas também interativos e que permitam ao público refletir sobre o próprio conteúdo. Assim, a graduação em cinema de animação e artes digitais leva ao desenvolvimento artístico e cultural do estudante, que deve exercer o pensamento crítico e questionar o mundo por meio da produção autoral.

O programa Panorâmica, da TV UFMG, revelou como é o processo de produção de uma animação. O filme “A Doida” estreou no Festival Artes Vertentes, em Tiradentes, em 2016, e foi resultado de uma oficina ministrada pela animadora russa Svetlana Filippova para um grupo de alunos do curso de cinema de animação e artes digitais.


PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga no Vestibular de Habilidades 2019: 7,25
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso ainda não foi avaliado