periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Dança

A graduação em dança consiste no estudo do corpo, dos movimentos e do despertar para si mesmo e para o outro. Diversidade é a palavra-chave do curso, que reúne dançarinos dos mais variados estilos: do balé clássico à dança do ventre. Como ocorre em outros cursos da área das artes, o processo seletivo ocorre por meio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com complementação do Vestibular de Habilidades.

Por ser uma licenciatura, a graduação tem como foco a formação de professores de dança para o ensino básico, da educação infantil ao ensino médio. Na rede pública de Minas Gerais, a dança integra a disciplina de artes, assim como a música, as artes plásticas e o teatro, oferecidos principalmente nas escolas de ensino integral e integrado. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, a oferta abrange 60% das escolas estaduais e beneficia quase 150 mil estudantes.

Dança
Dança Foca Lisboa

“Existe o pensamento comum de que a dança é apenas um exercício físico, mas com a licenciatura, nós mudamos nosso olhar para um outro lado da prática. Afinal, pensar a dança também é praticar dança”, reflete o dançarino contemporâneo Denner Souza, 22, do terceiro período do curso na UFMG. Dessa forma, é importante destacar que a proposta não é formar dançarinos profissionais, mas dançarinos docentes: a graduação é voltada para levar a dança ao ambiente escolar.

Para Karine Darc, 23, estudante do sétimo período e artista do ballet clássico e da dança do ventre, a dimensão da pesquisa é fundamental para a formação. “Nós aprendemos como cuidar do corpo e a lidar melhor com as questões anatômicas. Hoje é preciso que o professor não apenas ensine a dança, mas também instigue a pensar sobre ela e como ela se aplica”. Desta forma, a graduação forma artistas-professores-pesquisadores capazes de refletir criticamente sobre seu próprio trabalho, pensadores ativos da arte em movimento.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga no Vestibular de Habilidades 2019: 1,7
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso ainda não foi avaliado