periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Engenharia Elétrica

Que o curso de engenharia elétrica lida com eletricidade e eletrônica, a maior parte das pessoas sabe. O que poucos sabem é que, na UFMG, o curso vai além e se ocupa também de áreas como computação, eletromagnetismo e transmissões em telecomunicações.

A grade é bastante flexível, com a possibilidade de cursar optativas de outras modalidades de engenharia ou mesmo de outras áreas. Além da forte base em cálculo, física e programação, a graduação conta com disciplinas teóricas e laboratórios práticos em circuitos elétricos, conversão de energia e processamento de sinais, entre outros.

Laboratório Robótica
Laboratório Robótica Foca Lisboa

Cada estudante escolhe um certificado de estudos, que será sua especialização ao longo da trajetória acadêmica. O curso da UFMG conta com onze certificados: Sistemas de Engenharia  Elétrica; Controle de Processos; Eletrônica de Potência; Engenharia de Computação; Engenharia de Telecomunicações; Engenharia Biomédica; Robótica; Microeletrônica; Engenharia de Áudio; Fontes Alternativas de Energia; Empreendedorismo e Inovação de Projetos Tecnológicos.

Os estudantes podem participar de projetos de iniciação científica, da empresa júnior e de equipes, como as de robótica e de veículos de competição. Além disso, pode-se atuar em outras iniciativas voluntárias como o Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (CIPMOI), o mais antigo projeto de extensão da UFMG, no qual alunos promovem aulas de capacitação teórica para trabalhadores da construção civil.

Gabriel Catharino, 27, está no último período do curso e atua como instrutor de leitura e interpretação de projetos elétricos no Cipmoi. “Algumas pessoas acham que só os instrutores ensinam, mas na verdade, é uma troca. Nós temos alunos que estão há 40 anos no mercado de trabalho, que têm muita experiência na resolução de problemas práticos, por exemplo. Eles nos ajudam muito a crescer na profissão, e pessoalmente também”, pondera.

No mercado de trabalho, é possível trabalhar com desenvolvimento de software, computação, consultoria ou sistemas de energia elétrica, como na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Confira na reportagem da TV UFMG um pouco mais sobre o trabalho dos estudantes de engenharia no Cipmoi:

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...