Segundo o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), "a Covid-19 é um teste para as sociedades, os governos, as comunidades e as pessoas. Este é o momento da solidariedade e da cooperação para combater o vírus e mitigar os efeitos das medidas adotadas para deter a propagação da doença".

Tal como o ACNUDH, a UFMG também acredita que "o respeito pelos direitos humanos em todos os âmbitos - incluindo os direitos econômicos, sociais e culturais, bem como os direitos civis e políticos - é fundamental para o sucesso das respostas de saúde pública diante da pandemia”,  por isso articula, por meio dos grupos que participam da Rede de Direitos Humanos e outros, uma série de ações voltadas, sobretudo, para segmentos minoritários da população.

Interessados da comunidade da UFMG em oferecer atividades destinadas a grupos sociais vulneráveis poderão enviar suas propostas de extensão para o email ddc-secretaria@proex.ufmg.br . Clique aqui para mais informações.

Atualizado em jun./2022

  1. Atingidos por desastres socioambientais

    Programa Polos de Cidadania 

    O que faz: Plataforma Áporo que procura debater e auxiliar no registro das violações de direitos e violências cometidas contra o público atingido por desastres, assim como na construção compartilhada dos devidos encaminhamentos possíveis para a efetividade dos direitos humanos nos territórios. Atuação com as  comunidades de Brumadinho, Barão de Cocais, Santa Bárbara (Distrito de André do Mato Dentro), Nova Lima (Distrito de São Sebastião das Águas Claras), Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas.

    Contato: Prof. André Luiz Freitas Dias (31 999837664) e Profa. Maria Fernanda Salcedo Repolês (31 988832246) Site: www.polosdecidadania.com.br e Facebook


  2. Imigrantes

    Projeto Mãos Dadas e Projeto Pró-Imigrantes UFMG

    O que fazem: Atuam com grupos de imigrantes em colaboração com os projetos de Português Língua de Acolhimento do Cefet-MG e da PUC Minas, além do coletivo de Mulheres Refugiadas Cio da Terra. 

    Contato: lucianeufmg@gmail.com; proimigrantes@gmail.com 


  3. Indígenas e povos tradicionais

    Educação em saúde: gestação, parto e nascimento indígena em MG (Pataxó, Maxakali e Xakriabá)

    O que faz: contribuição com a confecção de material educativo sobre o COVID para comunidades indígenas em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena MG/ES; fortalecimento de ações educativas da Atenção Básica e confecção de material educativo no Centro de Saúde Cachoeirinha.
    Contato: demi@enf.ufmg.br


    Formação em Saberes Tradicionais

    O que faz: boletim semanal para reunir, organizar e divulgar as campanhas de apoio às comunidades desamparadas e circular depoimentos de mestres e mestras de comunidades indígenas, quilombolas e dos terreiros de axé, as soluções concretas – materiais e espirituais – que eles criam nos territórios onde vivem.

    Informações aqui


    Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG

    O que faz: divulga campanhas de solidariedade a grupos mais vulnerabilizados (indígenas, moradores de vilas e favelas, mulheres, entre outros) para ampliar seu alcance e conectá-los.
    Contato aqui.

  4. Mulheres

    Projeto Flores do Morro – Design, dança e arquitetura para o bem-estar social

    O que faz: Atuação com mulheres da comunidade do Morro das Pedras para entrega de materiais para confecção de máscaras, para atividades de bordado e costura, materiais de higiene pessoal; confecção de vídeos com exercícios e envio por whatsapp, correio ou motoboy.

    Contato: anamariafernandes160@gmail.com

  5. Pessoas com deficiência

    Projeto Arte e Diferença

    O que faz: atividades artísticas on-line destinadas aos participantes em situação de deficiência de maneira individualizada.
    Contato: Professora Anamaria Fernandes,  Escola de Belas Artes da UFMG , e-mail: anamariafernandes160@gmail.com

  6. Populações de vilas, favelas e aglomerados

    Clínica de Direitos Humanos da UFMG

    O que faz: assistência jurídica em casos de populações vulneráveis e campanha de conscientização sobre direitos e deveres da população durante a pandemia.

    Contato:   clinicadhufmg@gmail.com e @cdhufmg

    Cursinho Popular Projeto FaceEduca

    O que faz: disponibiliza aulas de preparação para o Enem no YouTube. 

    Cursinho Pré-Universitário Humanizar/ Fafich
    O que faz: Disponibilização de conteúdos online aos alunos do curso pelo whatsapp; Organização de pastas de conteúdo no google drive; Organização de um cronograma de estudos online e de um cronograma de atendimento pelo whatsapp; Acesso à plataforma online Descomplica de forma gratuita.
    Contato: anapaula.sampaiocaldeira@gmail.com

    DAJ - Divisão de Assistência Judiciária da UFMG
    O que faz:  assistência jurídica e judiciária à população carente de Belo Horizonte, oferece orientações e pílulas jurídicas relacionadas à pandemia.
    Funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 14h
    Contato: dajufmg.atendimentoremoto@gmail.com e @dajufmg

    Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG
    O que faz: divulga campanhas de solidariedade a grupos mais vulnerabilizados (indígenas, moradores de vilas e favelas, mulheres, entre outros) para ampliar seu alcance e conectá-los.
    Contato aqui.

    Observatório Social da Covid-19 (Fafich/UFMG)

    O que faz: relaciona dados socioeconômicos relacionados ao atual momento de pandemia

    Saiba mais aqui.

    Praxis  – Práticas Sociais no Espaço Urbano (Escola de Arquitetura/UFMG)
    O que faz: mapeia redes de apoio e de ações em favelas, ocupações urbanas e periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
    Informações: praxis.arq.ufmg.br.


    Programa Colmeia Solidária 
    O que faz:  divulga pesquisas acerca dos impactos da Covid-19 para a classe popular em seus perfis nas redes sociais Instagram e o Facebook. 

    Projeto Atenção Integral à Saúde de Adolescentes Vivendo no Conjunto Santa Maria e Vila Antena: Prevenção, Promoção e Recuperação da Saúde
    O que faz: monitoramento remoto dos adolescentes acompanhados e que se encontram sob suspeita ou sob risco elevado de contraírem infecção pelo novo coronavirus, em parceria com as equipes de atenção primária à saúde responsáveis pelos territórios em questão.
    Contato: Professor Ed Wilson Vieira - edwilsonvieira@gmail.com



  7. Pessoas em situação de encarceramento

    Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (LabTrab)

    O que faz: Encontros semanais às quartas-feiras, 17 horas, no evento Diálogos sobre Cárcere e projeto Culthis, espaço de atenção psicossocial a presos, egressos, amigos e familiares para acompanhamento de 85 casos  referentes à saúde e trabalho (acesso à renda básica governamental).

    Contato: Instagram labtrab_ufmg e culthis_ufmg

  8. População em situação de rua

    Programa Polos de Cidadania da UFMG

    O que faz: Plataforma Aberta de Atenção em Direitos Humanos que auxilia Prefeituras, Instituições do Sistema de Justiça e Movimentos Sociais no debate acerca de medidas concretas que precisam ser tomadas diante da pandemia e na elaboração de Planos de Contingências Emergenciais Intersetoriais na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Estado de Minas .

    Contato: Prof. André Luiz Freitas Dias (31 999837664) e Profa. Maria Fernanda Salcedo Repolês (31 988832246) 

    Site: www.polosdecidadania.com.br e Facebook

  9. Travestis e transexuais

    Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH)
    O que faz: Juntamente com a Rede POC encaminha campanha de financiamento coletivo com o objetivo de comprar e distribuir cestas básicas para as casas onde vivem ou são acolhidas algumas dessas mulheres em Belo Horizonte e região.
    Para doar clique aqui.