ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas

Unidade acadêmica: Escola de Engenharia

Área de conhecimento: Engenharias

Site do programa: http://www.pos.dees.ufmg.br/

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG tem visibilidade internacional, o que se comprova pela presença de alunos oriundos de países como Bolívia, Peru, Chile e Equador, pela participação de seus docentes e discentes como autores de trabalhos em periódicos internacionais, bem como pelos convênios estabelecidos com entidades estrangeiras.

No curso, os alunos desenvolvem a habilidade de conduzir pesquisa original e independente em engenharia de estruturas, área em que o curso qualifica recursos humanos com sólidos embasamentos científicos e tecnológicos. Suas pesquisas se dão em campos como estudos do comportamento de componentes e de sistemas estruturais, considerando os aspectos relacionados ao comportamento dos materiais e aos vários modos de solicitação; requisitos de desempenho, de design e econômicos, tais como, acústica, ergonomia, modelagem e automação de processos.

O Programa tem tido sucesso em aproximar-se do chamado setor produtivo, com o qual vem interagindo em pesquisas e desenvolvimento tecnológico e no estudo de assuntos mais complexos de interesse comum.

Código do curso: 1483

Período da versão: 2021/1

Aprovação: 29/04/2021

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ENGENHARIA DE ESTRUTURAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 12 12 0
2024 16 16 0

Créditos para integralização: 36

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8