CIÊNCIAS DA SAÚDE - INFECTOLOGIA E MEDICINA TROPICAL

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical

Unidade acadêmica: Faculdade de Medicina

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://site.medicina.ufmg.br/c...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1972, o doutorado do Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical da UFMG tem conceito 6 nas avaliações da Capes e se destaca por possuir produção científica de excelência, estrutura física adequada, alunos comprometidos e envolvidos com o curso, liderança docente bem definida e em processo de renovação progressiva e criteriosa, reconhecimento nacional e elevado impacto internacional.

O curso oferece formação em campos tradicionais de estudo, como doença de Chagas, esquistossomose, cardiologia tropical e leishmanioses, assim como em temas atuais que incluem imunologia, clínica, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e tropicais e infecções virais: HIV, HTLV-I/II e outros vírus.

O doutorado conta com alunos médicos e graduados em cursos afins da área de saúde, com o objetivo de englobar um maior nível de profissionais e permitir a diversificação dos projetos desenvolvidos nas suas dissertações. Também recebe discentes de outros estados brasileiros e estrangeiros.

O Programa tem estimulado a vinda de pesquisadores estrangeiros, o que tem possibilitado colaboração internacional. A medida deve impactar significativamente na internacionalização do Programa, estimulando o intercâmbio de docentes e discentes entre instituições e possibilitando a formação de recursos humanos de alta qualidade, além de publicações de artigos científicos de elevado impacto.

São objetivos do Programa desenvolver pesquisas, aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos em doenças infecciosas e parasitárias e áreas afins, adquiridas em curso de graduação de nível universitário; incrementar a integração de disciplinas e departamentos, em proveito de melhor entendimento das nosologias prevalentes no Brasil; aplicar o método científico na elaboração de projetos, no preparo de material a ser trabalhado e na análise desses elementos e no seu julgamento, possibilitando a obtenção de grau acadêmico de mestre ou doutor, com a formação de docentes e pesquisadores; estimular a integração entre seus pesquisadores com os de outras instituições brasileiras de ensino e pesquisa, assim como com instituições internacionais de mérito científico reconhecido.

Código do curso: 2583

Período da versão: 2022/1

Aprovação: 02/11/2021

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 18 18 0
2024 18 18 0

Créditos para integralização: 32

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8