ECONOMIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Economia

Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Econômicas

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Site do programa: http://www.cedeplar.ufmg.br/in...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 2001, o doutorado do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG se beneficia da excelência e da experiência de um trabalho iniciado na década de 1960, com a instituição do curso de mestrado.

O doutorado oferece sólida formação acadêmica, marcada por pluralidade teórico-metodológica e amparada por pesquisas na fronteira do conhecimento nas áreas de economia aplicada, metodologia, economia política, história e teoria econômica.

Com campos de pesquisa que refletem a diversidade de formação e de especialização do seu corpo docente, o curso leva os alunos à reflexão sobre questões pertinentes à ciência e à história econômica, além de estimular a avaliação e a formulação de políticas públicas.

Está entre os melhores cursos de pós-graduação em economia do país, tendo alcançado conceito 6 pelos critérios da Capes e "muito bom" em todos os quesitos avaliados, o que revela sua condição de programa consolidado e bem dimensionado.

O perfil típico do egresso do doutorado em Economia revela a inserção relevante como docentes em diversas instituições de ensino superior, em Minas Gerais e outros estados, e em órgãos de gestão pública.

O aumento da internacionalização do Programa tem sido um objetivo alcançado com êxito, juntamente com o estímulo à produção intelectual na forma de publicações para docentes e discentes, em associação com as linhas de pesquisa e com a titulação dos alunos.

Código do curso: 0682

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM ECONOMIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 17 17 0
2024 17 17 0

Créditos para integralização: 40

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 10