CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Site do programa: https://www.dcc.ufmg.br/pos/cu...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Criado em 1990, o doutorado em Ciência da Computação da UFMG tem se pautado pela excelência acadêmica tanto na formação de recursos humanos quanto na execução de pesquisa e publicação dos resultados em conferências e periódicos internacionais de alta visibilidade. O curso, que funciona no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), tem conceito 7 na avaliação da Capes.

Sua trajetória de qualidade é demonstrada pelas premiações recebidas em pesquisas de seus docentes e egressos, bem como na presença de alunos de todas as regiões do Brasil e de outros países da América Latina e da Europa.

O doutorado tem por finalidade proporcionar ao estudante aprofundamento do saber na área de computação que lhe permita alcançar padrão de competência científica ou técnico-profissional, assim como oferecer, dentro da Universidade, ambiente e recursos adequados para o desenvolvimento da pesquisa científica na área de computação.

Os resultados do Programa se estendem para além da produção científica e se destacam também na transferência de conhecimento e protótipos de tecnologia para a indústria. O Programa é reconhecido nacionalmente como referência na criação de startups de alta tecnologia, particularmente voltadas para a Web. A partir de projetos de pesquisa conduzidos nos laboratórios de pesquisa do Programa nasceram empresas de alta tecnologia que se tornaram casos de referência no país.

Os esforços empreendidos para aprimoramento do curso incluem inserção internacional, que pode ser observada pelo incentivo aos alunos para realizarem estágio no exterior, bem como pelo patamar de publicações em periódicos internacionais e congressos Qualis A.

Código do curso: 3481

Período da versão: 2020/2

Aprovação: 11/05/2020

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 42 42 0
2024 42 42 0

Créditos para integralização: 40

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8