CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

Unidade acadêmica: Faculdade de Farmácia

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://www.farmacia.ufmg.br/pp...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Primeiro programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas de Minas Gerais, com oferta regular de vagas desde 1996, o doutorado em Ciências Farmacêuticas da UFMG tem o objetivo de aprofundar o conhecimento técnico e acadêmico na área, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa.

Sua criação veio atender crescente demanda de doutores na área, alavancada principalmente pelo estabelecimento de novos cursos de graduação em Farmácia, cuja expansão se deu a partir da década de 1990. 

O curso integra o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), cujo objetivo é gerar e difundir conhecimentos em ciências farmacêuticas, visando à formação de pessoal com qualificação técnica e científica para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, bem como de atividades profissionais relacionadas às ciências farmacêuticas.

O doutorado objetiva desenvolver habilidades para conduzir pesquisa original e independente, em área específica, com senso crítico e criatividade. Os projetos de pesquisa conduzidos pelos alunos do PPGCF têm dois objetivos principais: obter produtos naturais ou sintéticos que possam representar candidatos a fármacos e realizar a caracterização de suas propriedades químicas e biológicas, bem como empreender seu desenvolvimento farmacêutico; realizar a investigação de aspectos moleculares, celulares e epidemiológicos das doenças humanas, com vistas a aplicações em diagnóstico, prognóstico e/ou terapêutica.

Código do curso: 1682

Período da versão: 2020/1

Aprovação: 28/07/2020

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 22 22 0
2024 22 22 0

Créditos para integralização: 15

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 8