CIÊNCIAS DO ESPORTE

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte

Unidade acadêmica: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://www.eeffto.ufmg.br/eeff...

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1989, o mestrado em Ciências do Esporte da UFMG visa formar professores universitários e aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, possibilitando ao egresso desenvolver habilidades para consumir e transmitir ciência, além de conduzir pesquisas na área das Ciências do Esporte. Parte dos seus egressos tem atuação no mercado profissional.

Avaliação sobre a atuação dos egressos do curso mostra como característica importante a busca pela continuidade na formação acadêmica, o que pode ser confirmado pelo o número de mestres formados pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte que ingressaram recentemente no curso de doutorado, seja na UFMG ou em outras instituições do país. Tais dados são sinais de que o perfil do aluno é compatível com uma formação acadêmica voltada para a pesquisa.

O curso usufrui da estrutura do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), que possui o Centro de Pesquisas Avançadas em Treinamento Esportivo e oferece ambiente para pesquisas em condições similares às dos melhores centros existentes no mundo. As pesquisas realizadas no curso abrangem campos como análise biomecânica da técnica esportiva, análise de fatores psicossociais do rendimento esportivo, aquisição de habilidades motoras e termorregulação, metabolismo e fadiga nas atividades esportivas. 

Código do curso: 1251

Período da versão: 2019/2

Aprovação: 07/06/2019

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIAS DO ESPORTE

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 44 26 18
2024 49 27 22

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4