MICROBIOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programahttp://www.microbiologia.icb.u...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O mestrado do Programa de Pós-graduação em Microbiologia da UFMG, criado em 1970, tem acomodado estudantes com ampla variedade de objetivos, que se encontram hoje em instituições de nível superior, na indústria e em institutos de pesquisa aplicada.

Com reconhecida tradição nacional e internacional, o curso é avaliado com o conceito 7 pela Capes. Seus egressos estão aptos a atuar nas sub-áreas da microbiologia (bacteriologia, micologia e virologia) bem como nas áreas relacionadas à biotecnologia.

O mestrado atende à demanda docente para ensino de graduação e de pós-graduação, propiciando recursos humanos de qualidade para atuar na pesquisa acadêmica e no desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas afins da microbiologia. Para tanto, o Programa investe na continuidade e no aprimoramento dos grupos de pesquisa consolidados, estimula e dá suporte ao desenvolvimento de áreas negligenciadas e prioritárias na microbiologia, com interfaces na biotecnologia, ciência ambiental, saúde e sanidade animal. Suas linhas de pesquisa buscam contemplar a complexidade e a diversidade da participação dos microrganismos nos seus diferentes campos de atuação.

Código do curso: 2152

Período da versão: 2023/1

Aprovação: 01/12/2022

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM MICROBIOLOGIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 25 25 0
2024 25 25 0

Créditos para integralização: 30

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4