CIÊNCIAS DA SAÚDE - SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente

Unidade acadêmica: Faculdade de Medicina

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://site.medicina.ufmg.br/c...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1987, o mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente da UFMG forma docentes e pesquisadores graduados em saúde e em outras áreas do conhecimento.

As atividades de orientação das pesquisas são realizadas por um corpo orientadores com experiência em orientação e produção cientifica relevante na área de trabalho do aluno.

Ao longo dos anos, a produção científica do curso mantém-se significativa e com constante participação discente, abrangendo publicações de artigos completos em periódicos indexados, livros, capítulos de livros e resumos de artigos em eventos.

Os candidatos em geral são oriundos das áreas de medicina, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, farmácia, terapia ocupacional e nutrição. Entretanto, o programa também tem selecionado candidatos de áreas como biologia, música e engenharia, desde que o objeto de estudo se relacione à saúde da criança e do adolescente e seja coerente às linhas de pesquisa oferecidas.

Os campos pesquisados no curso abrangem temas como aleitamento materno, ensino e assistência pediátrica, distúrbios cardiovasculares, endócrinos, nutricionais e metabólicos, do período perinatal e neonatal, do trato gastrointestinal e hepáticos, do trato respiratório, dos rins e trato urinário, distúrbios imunológicos congênitos e adquiridos, hematológicos, neurológicos, psicológicos da fonação, traumatologia, medicina intensiva e acidentes na infância e adolescência, saúde do adolescente, infecções congênitas e adquiridas.

Código do curso: 2556

Período da versão: 2022/1

Aprovação: 31/01/2022

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 29 29 0
2024 29 29 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4