BIOINFORMÁTICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa Interunidades de Pós-graduação em Bioinformática

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programa: http://www.pgbioinfo.icb.ufmg....

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

A bioinformática contempla áreas tão distintas quanto a análise de sequências de DNA e proteínas, o estudo de estruturas tridimensionais de moléculas, a visualização e análise de imagens e sinais biológicos.

Área estratégica no desenvolvimento de projetos multidisciplinares envolvendo as áreas de ciências biológicas e da computação e para a formação de profissionais que possam contribuir com a inclusão do país na fronteira moderna da pesquisa mundial, a bioinformática é agregadora de conhecimentos também de matemática, estatística, física e química na solução de problemas biológicos.

Dentre várias áreas do conhecimento biológico, as investigações em bioinformática envolvem genética, biologia molecular, biofísica, fisiologia, farmacologia, microbiologia, parasitologia, biofísica e bioquímica.

Retrato dessa multiplicidade de campos, o mestrado em Bioinformática da UFMG é fruto de parceria entre os departamentos de Bioquímica e Imunologia (DBI) e de Ciência da Computação (DCC) juntamente com cinco outros departamentos pertencentes aos institutos de Ciências Biológicas e de Ciências Exatas e à Escola de Engenharia. As pesquisas desenvolvidas no mestrado promovem progresso científico nas diversas vertentes envolvidas.

Código do curso: 2163

Período da versão: 2018/1

Aprovação: 04/07/2017

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM BIOINFORMÁTICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 29 29 0
2024 29 29 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4