LETRAS

Voltar para o início

Nome do curso: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Unidade acadêmica: Faculdade de Letras

Área de conhecimento: Linguística, Letras e Arte

Site do programa: http://150.164.100.248/proflet...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (Profletras) conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental no ensino de Língua Portuguesa em todo o território nacional.

Visa a capacitação de docentes com objetivo de proporcionar o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita.

Para tanto, qualifica os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e off-line, oferece subsídios para a utilização de estratégias de mediação em enquadres distintos em sala de aula e instrumentaliza os mestrandos/professores de ensino fundamental para que possam bem conduzir classes heterogêneas, seja do ponto de vista de níveis de competências linguísticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atípicos que os alunos apresentem.

O mestrado também indica os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produção textual em suportes digitais e não digitais. Também direciona adequadamente os docentes quanto aos modos como lidar com as faces homogênea e dinâmica da linguagem humana, bem como aprofunda conhecimentos sobre subsistemas fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático da linguagem.

A proposta pedagógica do Profletras contempla fortemente a transdisciplinaridade, a inovação na sala de aula, a elaboração de propostas de ensino decorrente de investigação realizada, de modo que, de forma crítica e responsável, os alunos, professores em serviço, em escolas públicas, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade. Assim, o egresso do Profletras apresenta perfil que o habilitará a responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção de uma educação linguística que vise a práticas sociais mediadas pela linguagem.

Código do curso: 2354

Período da versão: 2023/1

Aprovação: 16/02/2023

Modalidade: PROFISSIONAL

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM LETRAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 18 18 0
2024 22 22 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4