Evento acadêmico

Nívio Ziviani aborda inteligência artificial em aula magna no ICB

'Inteligência artificial: Impactos e desafios' é o tema de aula magna que Nívio Ziviani realiza no dia 11 de março, ás 14h, no  Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) do campus Pampulha da UFMG. A aula marca o início das atividades acadêmicas de todos os  programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade.

O evento tem entrada gratuita, mas é necessário se inscrever por meio de formulário neste link, até 8 de março, às 14h. Haverá emissão de certificado para os participantes presentes, mediante assinatura da lista de presença.

A aula magna é aberta a toda comunidade acadêmica da UFMG e também aos interessados de outras instituições e da sociedade em geral. A realização é do Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB.

Ziviani

Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, Nívio Ziviani se destaca pela trajetória acadêmica e de empreendedorismo em C&T, sendo cofundador de quatro startups criadas a partir de conhecimento gerado dentro da Universidade: Kunumi (2016), Neemu (2010), Akwan (2000) e Miner (1998). Adquirida pela Google, a Akwan foi a base para a empresa norte-americana estabelecer o seu laboratório em Belo Horizonte.

Nívio é autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina, redes neurais artificiais e áreas relacionadas.

Mestre em Informática pela PUC-Rio (1976), Ziviani é PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá (1982), e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2007) . Recebeu diversos prêmios e honrarias.

(Fonte: Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB)

Descrição Imagem
Pesquisador e empreendedor, Nívio fará aula aberta na UFMG Reprodução/Fundepar