Com a oferta de cursos em todas as áreas do conhecimento, e em todos os níveis, o ensino na UFMG se encontra em contínuo processo de transformação, mas sempre privilegiando a formação ética, cidadã e de excelência. Os cursos oferecidos abrangem as modalidades presenciais e a distância.

Na graduação, o aluno da Instituição conta, no percurso acadêmico, com relativa autonomia de esboçar seu plano de estudos, o que lhe permite formação com características individuais na área de escolha.

Na pós-graduação, o aprimoramento dos cursos os mantém em destaque nos cenários nacional e internacional por sua qualidade, relevância, diversidade e abrangência.

A instituição também abriga ensino básico e profissional de qualidade, além de oferecer outras modalidades de cursos na área de extensão e outros de enriquecimento curricular.

A política da Universidade abriga compromisso com o caráter público do ensino, a ampliação de vagas, a política de cotas, a oferta de programas de apoio à permanência de alunos em condição de vulnerabilidade, a igualdade de oportunidades e a permanente melhoria de sua infraestrutura e a qualificação do corpo docente e técnico.