1925

Presidente do Estado de Minas Gerais, Fernando de Melo Viana, envia ao Congresso Estadual projeto para a criação da Universidade. A proposta não é votada pelos congressistas.
Fundação da Escola de Música.

1927

11 de agosto - Durante governo de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, o Congresso Estadual recebe projeto de criação da Universidade de Minas Gerais (UMG), fruto da reunião das faculdades de Direito, Medicina, Odontologia e Farmácia, e da Escola de Engenharia.

7 de setembro - Presidente Antônio Carlos sanciona oficialmente a Lei nº 956, que cria a Universidade de Minas Gerais (UMG), cujos princípios básicos são o desenvolvimento do ensino, o empenho no progresso regional e o aprimoramento da cultura.

10 de setembro - Francisco Mendes Pimentel é nomeado primeiro reitor da UMG.

15 de setembro - Posse do primeiro reitor e instalação solene da Universidade.

Tela pintada por Gentil Garcez representa a solenidade em que o presidente de Minas, Antônio Carlos de Andrada, sanciona o projeto de criação da Universidade de Minas Gerais.
Tela de Gentil Garcez representa a solenidade em que o presidente de Minas, Antônio Carlos de Andrada, sanciona o projeto de criação da UMG. Lucas Braga/UFMG

1928

São designadas as primeiras comissões permanentes do Conselho Universitário.
Reunião da II Conferência Nacional de Educação, em Belo Horizonte, é realizada com ativa participação da UMG.

1930

25 de janeiro - Decreto do presidente Washington Luís concede ampla autonomia à UMG.
Incidente, na sede da UMG, culmina com a morte do estudante José Ferreira Viana. Em decorrência do fato, o reitor Francisco Mendes Pimentel renuncia ao cargo de reitor.
Fundação da Escola de Arquitetura.