Evento cultural

51º Festival de Inverno UFMG: inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

Estão abertas, no período de 28 de junho a 11 de julho, as inscrições para a edição 2019 do Festival de Inverno UFMG. O procedimento, para oficinas e residências artísticas, deve ser feito neste endereço: https://bit.ly/2Jag9Qc. A lista de ofertas pode ser acessada em https://bit.ly/2XgiTVM

O Festival acontece entre os dias 11 e 21 de julho, nas cidades de Belo Horizonte e Tiradentes. Com eventos gratuitos e oficinas a preços populares, as atividades serão realizadas no Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Campus Pampulha e Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Oficina de produção fulldome

Os interessados em participar da oficina Produção fulldome deverão enviar e-mail com currículo para audiovisual@espacoconhecimento.ufmg.br até 11 de julho.

Voltada para estudantes e profissionais interessados em produção audiovisual, a oficina introduzirá conhecimentos básicos sobre como produzir conteúdo audiovisual para fulldome - formato de vídeo arredondado que é projetado dentro de cúpula em planetários.

Serão apresentadas as principais técnicas de produção para este formato em um projeto prático e coletivo, com os temas sobre memória e patrimônio.

Período: 15 a 19 de julho - 14h às 17h - Vagas: 10
Local: Espaço do Conhecimento UFMG
Classificação: livre
Investimento: gratuita

Eventos gratuitos com certificação

O Festival de Inverno também oferecerá certificado nas seguintes atividades formativas da sua programação gratuita de eventos:

- Concertos comentados 1, 2 e 3 – Apreciação de Música Eletroacústica*
- 1ª Jornada de Estudos sobre Patrimônio Cultural Imaterial
- Palestra Após o Incêndio, como fazer uma curadoria do espaço museológico?
- Apresentação do Centro de Memória do Conservatório UFMG e mesa Memória Musical da Cidade
- Imagens da memória: sonhar a terra

(* Serão emitidos certificados de participação para os alunos que obtiverem no mínimo 75% de frequência.)

As inscrições podem ser feitas no link: https://aplicativos.ufmg.br/co...

Além de se inscrever, é preciso assinar a lista de presença que será disponibilizada durante a atividade para ter direito ao certificado online.

As vagas são limitadas à capacidade do espaço, portanto é necessário que o inscrito compareça até dez minutos antes do início da atividade para garantir a sua vaga.

Alunos assistidos pela Fump

Serão reservados 20% do total de vagas de cada oficina para alunos assistidos pela Fump, nos níveis I, II ou III, com isenção da taxa de inscrição.

O aluno interessado deverá enviar preenchido o seguinte formulário disponível no link https://bit.ly/2Niu4ZC),juntam... com cópia de documento de identidade, CPF e declaração comprovando nível de classificação socioeconômica para o e-mail inscricao@dac.ufmg.br, até às 17h do dia 11 de julho.

A inscrição só será efetivada após o recebimento do e-mail de confirmação. A ocupação das vagas se dará pela ordem de atendimento.

Tema

Sob o tema 'Memória: arte e patrimônio', o Festival chega a sua 51ª edição, ciente da importância de acolher a pluralidade das manifestações artístico-culturais próprias da atualidade. A proposta se traduz em diversas experiências no campo das artes visuais, tradições, teatro, ciência, música e dança, que resgatam a riqueza do patrimônio imaterial e cultural construído dentro e fora da universidade.

Abertura

A programação do Festival tem início em Tiradentes no dia 11 de julho e a abertura oficial será no domingo, 14 de julho, no Conservatório da UFMG, com show do Trio Corrente, grupo vencedor do Grammy e uma das principais formações instrumentais do país. Entre os dias 20 e 21, a programação será integrada à Virada Cultural de Belo Horizonte, com atrações nos espaços da UFMG no Centro e na Praça da Liberdade.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG)

Descrição Imagem
Tiradentes vai sediar parte das atividades do Festival de Inverno da UFMG Lucas Braga - UFMG