Evento acadêmico

7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas

Ver cartaz do evento >

Com o tema 'Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável',  a 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) acontece no período de 21 a 23 de outubro, na UFMG. O evento é realizado anualmente e reúne alunos do ensino fundamental e médio do país, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos em suas escolas. Na edição de 2019, serão apresentados 187 trabalhos de dez estados, sendo um do Equador,  Pelo menos  três mil estudantes agendaram visita à Febrat.

O objetivo do evento é promover e incentivar o conhecimento científico, por meio exposições, oficinas e apresentações diversas, de diversas áreas da Ciência. As atividades são abertas ao público, com foco para os alunos do ensino fundamental e médio - 1º, 2º e 3º ciclos de escolarização e 1º, 2º e 3º anos, respectivamente.

A programação prevê também atividades culturais e oficinas abertas ao público. A abertura acontece no CAD 2 e as demais atividades no Centro Pedagógico da UFMG.

A cerimônia de abertura acontecerá às 17h. Estão previstas as presenças de Santer Alvares de Matos, professor do CP-UFMG e sibcoordenador geral da 7ª Febrat, Márcio Fantini Miranda, diretor geral da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. robson de Souza Nunes, diretor do CP UFMG, Cláudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG e Juliano Alves Pinto, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Escolas podem agendar visitas pelos telefones (31) 3409-5179/5174 ou pelo e-mail: museuufmgponto@gmail.com.

A Febrat

A Febrat é um projeto realizado pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG e pelo Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC), visando à integração entre o conhecimento gerado nas instituições educacionais de todo o país e o seu compartilhamento.

21 de outubro - segunda-feira
Locais: Centro Pedagógico e Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2)

9h às 17h - Credenciamento  e montagem dos stands pelas equipes
17h às 19h - Cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais e da 7ª Febrat. Palestra de abertura com o professor Bruno Souza, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG