Evento acadêmico

Abertas inscrições para curso de verão em fisiologia e farmacologia 'Prof. Wilson Teixeira Beraldo'

Estão abertas, até 20 de novembro de 2020, as inscrições para a trigésima edição do Curso de Verão em Fisiologia e Farmacologia “Prof. Wilson Teixeira Beraldo”: transcendendo as barreiras dos órgãos e sistemas. O objetivo da formação é propiciar aos participantes conhecimentos sobre as diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (PPGFisFar) do ICB, favorecendo, assim, a integração entre o conhecimento teórico e técnicas de pesquisa.

Em modo remoto síncrono e assíncrono, o curso será ministrado no período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021 por estudantes e professores vinculados ao Programa.

Serão oferecidas 400 vagas destinadas a estudantes de graduação ou profissionais das áreas de Ciências Biológicas ou da Saúde (desde que não estejam vinculados a outros programas de pós-graduação stricto sensu).

O curso está estruturado em módulos: Fisiologia feminina e suas nuances; Covid-19: o que é fake e o que é news na busca por novos tratamentos; O papel do sistema imune nos transtornos psiquiátricos; Modelos experimentais na era da edição genética; Um tratamento invisível para uma ameaça visível: como a nanotecnologia tem sido utilizada no tratamento do câncer; A complexa e intrigante interação entre microbiota intestinal, seus metabólitos e doenças cardiovasculares; Tecido adiposo: um mundo além de um depósito de gordura.

Descrição Imagem
Nome do curso homenageia o professor Wilson Beraldo, um dos responsáveis pela descoberta da bradicina, substância que resultou no desenvolvimento de medicamento usado no controle da pressão arterial Eber Faioli / UFMG