Evento cultural

Alunos do Coltec exibem produção poética 'slam' em evento nesta quarta

A biblioteca do Colégio Técnico (Coltec) recebe, a partir das 9h30 desta quarta-feira, 16 de agosto de 2023, o Aquecimento slam, evento que integra a série de atividades do projeto Primeira batalha de poesia slam do Coltec.

Aberto à participação da comunidade acadêmica, o evento terá apresentações das produções poéticas de alunos do segundo ano do Coltec, declamação de poesias clássicas pelo poeta Henrick Soares e poesias slam por João Victor Pessoa Gomes, além de uma palestra proferida pelo slam master Rogério Coelho.

Orientado pelo professor do Coltec Eliezer Raimundo Costa, o projeto foi idealizado por Dayane de Aquino Simão, estudante de Biblioteconomia na UFMG, para o Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), do qual foi bolsista. A escolha do tema veio do interesse da graduanda em apresentar aos alunos do Coltec o slam poetry, competição de poesia falada que se popularizou mundialmente como movimento artístico, manifestação cultural e instrumento político de troca entre grupos marginalizados.

"O projeto proposto pela Dayane para o PMET vai diversificar as formas de ocupação do espaço da biblioteca, em consonância com o que vem sendo realizado pela bibliotecária do Coltec, Cláudia Grossi, para dinamizar seu uso. O intuito é promover o reconhecimento de outros grupos e de outras formas de produzir cultura, para além do que é usual no ambiente acadêmico", explica Eliezer.

A primeira batalha slam será realizada na Biblioteca do Coltec no dia 15 de setembro. Os resultados do projeto serão apresentados na oitava Mostra PMET, que integrará a programação da Semana do Conhecimento 2023, em outubro.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Descrição Imagem
Dayane de Aquino em atividade sobre poesia slam ministrada aos alunos do segundo ano do Coltec Foto: divulgação

Encontro Aquecimento slam
Data: 16 de agosto de 2023