Apresentação de trabalhos do programa Professor Residente em Tiradentes
Resultados do programa da UFMG Professor Residente do Campus Cultural Tiradentes serão apresentados na cidade, a partir do dia 7 de dezembro. A atividade abre às 19h, no Sobrado Quatro Cantos, com exposição dos projetos de residência teatral, sobre plantas úteis e lugares imaginários.
O evento é aberto ao público.
Projetos
Lugares Imaginários – Tiradentes – Carlos Henrique Falci
Projeto de pesquisa que investigou de que forma as memórias dos moradores da cidade podem criar lugares de memória. Com os fazeres e lembranças das pessoas, suas falas e silêncios e suas histórias, encontramos os lugares imaginários de memória de cada morador. De 7 a 14 de dezembro acontecerão pequenas intervenções em cinco bairros da cidade. Também acontecerá exibição de imagens fotográficas em frente ao Museu Casa Padre Toledo às 20h, do dia 7 de dezembro.
Aqui Nesta Casa Chega: Residência Teatral na Cidade de Tiradentes – Rogério Lopes
Embalados por acordes de sanfona, os Floristas passeiam pelas ruas e praças de Tiradentes e Dona Juta, por sua vez, brinca pela cidade, dando notícia de tudo que se passa ao seu redor. Os espetáculos são o resultado do projeto que percorreu nove bairros da cidade, realizando experimentos criativos. As peças dialogam com elementos do artesanato tradicional do Campo das Vertentes como cestaria, tecelagem manual e fibra de juta. A temporada em Tiradentes e São João del-Rei, é de 27 de novembro a 9 de dezembro.
Plantas Úteis – Frei Veloso – Maria das Graças Lins Brandão
Projeto de pesquisa que recuperou informações e imagens de plantas úteis e medicinais publicadas na obra Flora Fluminensis, organizada em 1790 pelo botânico tiradentino Frei Mariano da Conceição Vellozo. Além de parcerias com escolas públicas e associações comunitárias de Tiradentes, o projeto apresenta como um de seus produtos o catálogo Plantas Úteis e Medicinais da Obra de Frei Vellozo, que será lançado dia 7 de dezembro às 19h no Sobrado Quatro Cantos. Nele são apresentados dados e imagens, antigas e atuais, sobre 80 espécies, várias que ocorrem em Tiradentes e região.
(Fonte: Campus Cultural da UFMG em Tiradentes)