Evento cultural

Palestras, mostras e música: Festival de Inverno tem ampla programação neste sábado

Neste sábado, dia 19 de setembro de 2020, sete atividades – palestras, roda de conversa, show musical e mostras – movimentam o 52º Festival de Inverno UFMG.

A primeira palestra do dia, com o tema Borboletas que bebem lágrimas de tartarugas, será ministrada às 15h por Lia Rodrigues, coreógrafa, bailarina e diretora. Lia nasceu em 1956, em São Paulo, onde se formou em balé clássico e estudou História na USP. Após ter participado do movimento de dança contemporânea nos anos 70, integrou a Compagnie Maguy Marin, da França, entre 1980 e 1982, e fundou a Lia Rodrigues Companhia de Danças, em 1990, no Rio de Janeiro. Ela criou e foi diretora artística por 14 anos do festival Panorama de Dança. Desde 2004, desenvolve projetos artísticos e pedagógicos na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, em parceria com a Redes da Maré. Dessa parceria nasceu, em 2009, o Centro de Artes da Maré e, em 2012, a Escola Livre de Dança da Maré.

Em seguida, às 16h, Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ministra a segunda palestra do dia. Giselle dedica-se a pesquisas na área de preservação da arte digital, do patrimônio imaterial e do design de interface. Seu trabalho inclui intervenções em espaços públicos, projetos em rede e aplicações para dispositivos móveis, exibidos internacionalmente nos principais museus de arte e mídia, centros de pesquisa e espaços de arte contemporânea. É autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas de cultura digital.

A roda de conversa A arte presente ou o presente da arte ocorre às 17h15, com Benjamin Taubkin, pianista, arranjador, compositor, curador e produtor musical, Cao Guimarães, cineasta, artista plástico e escritor, e Sandra Benites, antropóloga, arte-educadora e artesã Guarani Nhandewa. A mediação será feita por João Gabriel Marques, músico, médico e professor da Escola de Música e da Escola de Medicina da UFMG.

Música e mostra fotográfica
A segunda apresentação musical do projeto Ô de Minas, da cantora Mônica Salmaso está agendada para 18h45.  Ela receberá os músicos mineiros Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos. As apresentações serão feitas com base em composições dos artistas, seguindo os moldes do projeto Ô de Casas, série de encontros musicais entre a cantora e grandes nomes da música brasileira, publicados em seu perfil do Instagram desde o início da pandemia.

A mostra de desenhos Pensamentos temporariamente perdidos, de autoria da artista visual Brígida Campbell, será aberta às 19h com um vídeo e já pode ser apreciada em seu ambiente virtual. A artista reuniu uma série de desenhos produzidos durante a quarentena. "Os desenhos trazem paisagens internas e externas, representam os pensamentos confusos, a dor no peito, a falta de ar e outros sentimentos ainda em processamento. Apresentam também caminhos criativos e engraçados, beleza e simplicidade", escreve Brigida, no texto de apresentação das obras.

A artista é professora do curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, doutora em Artes Visuais pela USP e mestre pela UFMG. Colaboradora do Espaço Experimental de Arte (EXA), em Belo Horizonte, fez parte do Poro, em parceria com Marcelo Terça-Nada, e realizou trabalhos coletivos de 2002 a 2016. Como artista, já participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Foi curadora do projeto Muros – Territórios Compartilhados e organizadora da Semana de Arte Gráficas, evento anual da EBA. É editora das revistas Nuvem e Refil. Brigida falou sobre o trabalho em vídeo editado pela TV UFMG.

Universidade Cidade
Encerrando a programação de sábado, será aberta uma prévia da mostra Universidade Cidade especialmente para o público do Festival. A mostra acontecerá de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, mas alguns trabalhos (fotos, imagens e vídeos de música e dança projetados em prédios da cidade e nas fachadas do Espaço do Conhecimento, do Conservatório, do Centro Cultural UFMG) serão expostos até o dia 23. Às 19h30, será exibido o vídeo de abertura oficial da mostra, com apresentação da diretora do Espaço do Conhecimento UFMG, Diomira Faria.

A mostra é uma proposta de diálogo, conexão, interlocução e compartilhamento entre cidadãos de Belo Horizonte, com base na produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios da cidade (centros culturais da PBH), na UFMG, ou decorrente do encontro entre esses saberes, de modo a resgatar a urbanidade recentemente desmaterializada pelo isolamento social. As curadoras são de Júnia Ferrari e Marcela Silviano.

Toda a programação será transmitida pelo canal Cultura UFMG no Youtube. A palestra e a roda de conversa vão render certificados para os participantes que se inscreverem por meio deste link. A programação do evento está disponível no site do Festival.

Descrição Imagem
Fachada digital do Espaço do Conhecimento vai projetar trabalhos da série 'Para ver e escutar da praça', a partir das 19h30 Lucas Braga / UFMG