Evento acadêmico

Beatriz Alvarenga é homenageada em novo episódio da série 'Bibliografia viva'

Ver cartaz do evento >

O próximo episódio da série Bibliografia viva homenageará  Beatriz Alvarenga, professora emérita da UFMG e referência no ensino da Física no Brasil. O programa vai ao ar no canal da Faculdade de Educação da UFMG no YouTube, na terça-feira, 30 de maio de 2023, às 19h.

Beatriz Alvarenga nasceu em Santa Maria de Itabira, no interior de Minas Gerais, em 1923. Aos 10 anos de idade, ela se mudou com a família para Belo Horizonte, onde prestou vestibular para o curso de Engenharia Civil na Escola Livre de Engenharia, instituição que, anos mais tarde, seria incorporada à UFMG. Beatriz foi a única mulher de sua turma na graduação.

A mesa virtual será conduzida por Vanessa Eleutério, professora da FaE, e Fabrício Vinhas, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Os convidados são Deise M. Vianna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ely Maués, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e os professores da UFMG José Guilherme Martins Alves Moreira e Orlando Aguiar Jr.

Pioneirismo
Uma das pioneiras da ciência no Brasil, Beatriz foi a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (Escola Estadual Milton Campos), nos anos 1940, época em que as mulheres ensinavam apenas trabalhos manuais, ginástica e culinária. Em 1968, foi uma das responsáveis pela criação do Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

Na década de 1970, Beatriz Alvarenga escreveu, em parceria com o professor Antônio Máximo, a coleção de livros didáticos Física – contexto e aplicações, que ainda hoje é referência em todo o Brasil e na América Latina. A coleção é uma das maiores contribuições de sua carreira para a educação.

A série
Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, Bibliografia viva mobiliza o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Portal de Livros Abertos da FaE, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, que desenvolve pesquisas no âmbito do Departamento de Educação da Ufop.

Vários intelectuais foram homenageados nas duas primeiras temporadas da série, cujos episódios estão disponíveis. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.

Atualizações sobre o projeto estão disponíveis em seu perfil no Instagram.

Descrição Imagem
Beatriz Alvarenga é uma fundadoras do Departamento de Física da UFMG Foto: Foca Lisboa | UFMG