Café Controverso: especialistas da UFMG debatem a logística do transporte brasileiro
O Brasil tem extensão continental: o país conta com mais de oito milhões de quilômetros quadrados, está entre os 20 maiores litorais do mundo e é atravessado por uma série de rios volumosos e profundos. Interligar uma nação com essas dimensões não é tarefa fácil, mesmo com tanto potencial quando o assunto são os modais de transporte.
Discutir a melhor forma de atender às demandas socioeconômicas do país é a proposta do 'Café Controverso: Diálogos do Movimento' no sábado, dia 8 de junho, às 10h. Neste mês, o evento traz o tema 'O Brasil além das rodovias: a logística do transporte'.
Participantes
Participam da conversa o engenheiro cartográfico e professor do Instituto de Geociências da UFMG Rodrigo Nóbrega, também mestre e doutor em Engenharia de Transportes. Debate com ele o engenheiro civil, mestre e doutor em Ciência da Computação Clodoveu Davis Junior, professor do Departamento de Ciência da Computação.
Brasil: diversificação e planejamento
No Brasil recente, sempre se investiu mais no modal rodoviário. Hoje, ele é o principal meio de transporte de cargas e pessoas no país. Mas, esse está longe de ser o cenário ideal. O custo é elevado, o modal é muito poluente, a capacidade de carga é baixa, e o risco de acidentes é alto. Diante disso, como melhorar a logística brasileira?
No evento, os especialistas vão debater a necessidade da diversificação da matriz de transportes nacional. Para isso é preciso, em primeiro lugar, pensar sobre a integração de dados sobre o assunto e, em seguida, no planejamento do sistema de transportes.
O Café Controverso: Diálogos do Movimento é gratuito e aberto ao público. Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)