Evento acadêmico

Quarta, às 17h: Em palestra, artistas discutem a relação das artes negras com as Áfricas

Ver cartaz do evento >

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, por meio do Centro de Estudos Africanos, promove a palestra As artes negras em suas relações com as Áfricas, nesta quarta-feira, 13 de julho de 2022, às 17h. Ministrado por Carlandréia Ribeiro e Gil Amâncio, o evento on-line valerá certificado para participantes que preencherem o formulário gerado durante a live.

Carlandréia Ribeiro é atriz, arte-educadora, cantora e produtora. Formada em Arte-educação pelo Instituto Pró-Memória e Secretaria Estadual de Educação, coordena o Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte. Em 2005, conquistou o Prêmio Usiminas/Sinparc de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em O segredo de Atlântida. Em 2014, recebeu o Prêmio Zumbi de Cultura pelo conjunto de seu trabalho na cultura e de conscientização de jovens no âmbito das artes cênicas e do teatro negro. Desenvolve ações destinadas à formação de jovens, adultos e educadores nas áreas de arte e cultura.

Gil Amâncio entrou na cena artística e cultural de Belo Horizonte em 1976. É um dos idealizadores do Festival de Arte Negra (FAN) e fundador da Cia Será Que?, da sociedade Lira Eletrônica Black Maria e dos coletivos Black Horizonte e Cinema Coisa de Preto. Com o reconhecimento da crítica nacional e internacional, sua atuação no Atlântico Negro o levou a festivais internacionais, como Move Berlin, em 2007. Em 2017, na UFMG, participou do projeto de pesquisa Descolonização do currículo, coordenado pela professora Shirley Aparecida de Miranda, da Faculdade de Educação. Atualmente, integra o Ciberterreiro, espaço de exercício e experimentação coletiva de outras formas de criar, inventar e habitar o mundo.

Descrição Imagem
Artistas Carlandréia Ribeiro e Gil Amâncio ministram debate sobre relações entre artes negras e Áfricas DRI UFMG