Ciclo on-line sobre estudos clássicos e questões de gênero une UFMG e Universidade de Lille
Na sexta-feira, 8 de março de 2024, terá início o Ciclo de encontros – Estudos de gênero e estudos clássicos, que vai reunir classicistas do projeto EuGeStA, da Universidade de Lille (França), que tem participação da professora Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, do Departamento de Filosofia da Fafich. As sessões on-line, de acesso gratuito, terão duração de 1h20 e abrigarão debates sobre publicações que serão apresentadas por autores e organizadores.
A EuGeStA é uma rede europeia de estudos de gênero na Antiguidade, criada em 2009 pela latinista Jacqueline Fabre-Serris, da Universidade de Lille, e apoiada pelo centro Halma – UMR 8164, que associa a instituição francesa, o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e o Ministério da Cultura da França. A rede reúne especialistas em diferentes áreas da Antiguidade (Médio Oriente, Egito, Grécia e Roma), cujos trabalhos integram as perspectivas desenvolvidas nos estudos de gênero em disciplinas diversas, como arqueologia, economia, direito, literatura, medicina, filosofia, história, história da arte, religião e estudos de recepção da Antiguidade. Em 2011, foi criada a revista acadêmica com o mesmo nome, que pode ser acessada gratuitamente.
A rede entrou em nova fase, e foram iniciados novos projetos. Nessa linha, foi lançado o site EuGeStA Project: gender studies and classical scholarship. Uma das atividades que estreiam é o ciclo de encontros, que visa à divulgação de publicações na área. Essa série de debates foi proposta por Maria Cecília Coelho, que é membro do comitê editorial da EuGeStA, e organizado por ela e pela coordenadora da rede, Jacqueline Serris-Fabre.
O encontro inaugural – em data escolhida para coincidir com o Dia Internacional da Mulher – terá a presença de várias pesquisadoras. Na ocasião, haverá discussões sobre os livros The Routledge handbook of women and ancient greek philosophy, que tem um capítulo assinado pela professora Cecília de Miranda, e How women became poets: a gender history of greek literature.
As inscrições devem ser feitas até 2 de março, por meio de formulário Google.