Evento cultural

CineClássico Quarentena: filmes sobre o Natal compõem a programação de dezembro

O projeto CineCentro apresenta, no CineClássico Quarentena de dezembro, uma seleção de filmes que ressaltam o espírito do Natal. A curadoria tomou como referência o levantamento do Rotten Tomatoes, website americano que reúne críticas de cinema e televisão, responsável pela criação de uma lista de 62 produções sobre a temática. As escolhas dos filmes da programação do CineClássico consideraram a nota da crítica, o número de resenhas e o ano de lançamento.

A indústria cinematográfica, principalmente a estadunidense, tem vasta produção sobre o Natal e ajudou a consolidar um imaginário familiar global sobre a celebração. As produções selecionadas apresentam diferentes abordagens sobre a festa, seja por meio de narrativas sobre a atmosfera e elementos natalinos, seja pelo relato de boas histórias sobre família, valores morais, confraternização e amizade.

Os filmes podem ser assistidos pelos links abaixo:

Lembra-se daquela noite?
(Remember the night. Comédia, drama, romance. 1940, EUA, direção de Mitchell Leisen. P&B, 94’, legendado, livre)
Antes do Natal, Lee Lander (Barbara Stanwyck) é presa por tentar roubar um bracelete de uma vitrine em uma joalheria. O tribunal decide que ela aguardará julgamento após as festas de fim de ano. Comovido pela situação, o promotor (Fred MacMurray) resolve levá-la sob custódia para passar as festas com sua família. Após algumas peripécias, ela se encanta com o pequeno mundo cheio de bons sentimentos da família dele. Ele, por sua vez, cai de amores pela bela delinquente e passa a viver um sério dilema.

Um anjo caiu do céu
(The bishop: wife. Comédia, drama, fantasia. 1947, EUA, direção de Henry Koster. P&B, 109´, legendado, livre)
Henry Brougham (David Niven) é um bispo dedicado à construção de uma catedral, que será paga pela viúva Agnes Hamilton (Gladys Cooper). Dudley (Cary Grant) é um anjo enviado pelo céu para ajudá-lo, mas acaba sendo tão prestativo e bondoso para todos, que Henry acaba se sentindo ameaçado.

Como o Grinch roubou o Natal!
(How the Grinch stole Christmas!. Animação, fantasia. 1966, EUA, direção de Chuck Jones e Ben Washam. Colorido, 121’, dublado, livre).
O amargo Grinch, irritado com a alegria natalina que toma conta de seus vizinhos, decide disfarçar-se de Papai Noel e roubar todos os presentes e enfeites do vilarejo.

Mãe por acaso
(Bachelor mother. Comédia, romance. 1939, EUA, direção de Garson Kanin. P&B, 82’, dublado, livre).
Polly Parrish (Ginger Rogers) trabalha como caixa em uma loja de departamentos. Um dia, quando surge um bebê abandonado, acaba cuidando dele como se fosse seu filho. Impressionado com sua conduta, seu patrão resolve empenhar-se para manter a mulher e a criança juntas.

Agora seremos felizes
(Meet me in St. Louis. Musical, drama, família. 1944, EUA, direção de Vincent Minnelli. Colorido, 113’, dublado, livre).
Quatro lindas garotas, incluindo Esther (Judy Garland) e a pequena Tootie (Margaret O’Brien), integram a família Smith. Esther acaba se apaixonando pelo vizinho recém-chegado, John (Tom Drake), que a princípio não lhe dá muita atenção. As coisas mudam quando o Sr. Smith (Leon Ames) decide se mudar com a família para Nova York por causa de seu trabalho.

A felicidade não se compra
(It’s a wonderful life. Drama, família, fantasia. 1946, EUA, direção de Frank Capra. P&B, 130’, legendado, livre).
Na véspera de Natal, George (James Stewart) perdeu todo o dinheiro que tinha e está convencido de que teria sido melhor não ter nascido. Ele recebe a visita de Clarence (Henry Traves), um anjo que decide mostrar como seriam as vidas de seus amigos e familiares se ele não existisse.

Um conto de Natal
(A Christmas carol. Drama, família, fantasia. 1938, EUA, direção de Edwin L. Marin. P&B, 69’, legendado, livre).

Ebenezer Scrooge (Reginald Owen) é um velho rico, avarento e grosseiro. Na noite de Natal, ele recebe a visita de três espíritos, que representam o passado, o presente e o futuro. Os espíritos mostram a Scrooge sua vida, os sonhos que já teve, seus erros e o que ele pode vir a ser. Scrooge percebe seu egoísmo e muda seu jeito de ser. Adaptação do livro Contos de Natal, de Charles Dickens.

De ilusão também se vive
(Miracle on 34th Street. Comédia, família, drama. 1947, EUA, direção de George Seaton. P&B, 96’, dublado, livre).

Nesta fábula natalina, um senhor de olhos brilhantes (Edmund Gwenn), dono de uma enorme barriga e barba branca, é contratado como Papai Noel pela loja de departamento Macy’s. A polêmica se instaura quando o homem diz a todos que ele, de fato, é o bom velhinho. Ele é submetido a exames e atestado como insano. Um jovem advogado tenta provar que ele é mesmo o Papai Noel.

Outras informações estão disponíveis no site do Centro Cultural UFMG.

Descrição Imagem
Cena do filme 'A felicidade não se compra', de 1946, dirigido por Frank Capra Divulgação