Evento cultural

Concerto do Madrigal Beija-Flor no Campus Cultural UFMG em Tiradentes

O grupo vocal Madrigal Beija-Flor da (UFSJ)apresenta na quinta-feira, 29 de novembro, às 18h, o espetáculo 'Ainda que ao partir: a despedida e a saudade nos madrigais e chansons renascentistas', no Museu Casa Padre Toledo no Campus Cultural UFMG em Tiradentes. A entrada é gratuita e aberta ao público.

No recital, o grupo canta madrigais italianos e chansons francesas com um programa centrado nos temas atemporais da partida e da saudade, em que os compositores renascentistas e barrocos se debruçaram tentando exprimir sentimentos subjetivos e paradoxalmente universais.

Madrigal

O Madrigal Beija-Flor é um grupo vocal dedicado à performance de música antiga (dos períodos Medieval, Renascentista e Barroco).

É formado por 11 músicos, atualmente vinculados à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Em agosto de 2018 completou três anos de existência. Os cantores também são performers com outros instrumentos e frequentemente mantém contato com a cena teatral de São João del-Rei.

Gênero que dá nome ao grupo de músicos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o madrigal começou a ser cantado na Itália nos finais do século 13. Já as chansons francesas surgiram no período renascentista.

Ficha técnica

Madrigal