Evento cultural

Concerto para bebês é a atração deste sábado no Espaço do Conhecimento

Bebês e crianças de todas as idades são os convidados especiais do concerto Dó-mi-bebê, ocasião em que poderão dançar, interagir e gestualizar. A atividade será realizada neste sábado, 29 de outubro de 2022, a partir das 17h, no Espaço do Conhecimento UFMG. As 60 vagas disponíveis serão preenchidas gratuitamente por ordem de chegada.

O concerto foi concebido e produzido pelas professoras da Escola de Música Betânia Parizzi e Angelita Broock e tem a participação dos alunos da disciplina optativa Espetáculos musicais para bebês

Segundo Betânia, bebês de até dois anos de idade são o público prioritário da atividade, "mas crianças mais velhas também são bem-vindas e pessoas de todas as idades." No concerto interativo, "músicos, bebês, crianças e pais viverão momentos mágicos de muita leveza e alegria, sem que uma palavra seja dita. A interação ocorrerá por meio da música", antecipa a professora.

Sobre a composição do repertório e sua inspiração, Angelita explica. "O concerto foi inspirado em pesquisas sobre o desenvolvimento musical da criança, que fundamentam a educação musical para bebês." O repertório é composto por obras de Bach, Alda Oliveira, da Companhia de Música Teatral de Portugal, e do folclore brasileiro.

O concerto interativo marca o encerramento do Simpósio Internacional de Música com Gestantes e Bebês, realizado nos dias 27, 28 e 29 deste mês.

Músicos se transformando em música
"Os músicos não somente tocam e cantam, eles precisam se transformar em música, com a sua linguagem corporal expressiva, com o manuseio do instrumento, com os sons que fazem com o corpo. Assim, o bebê não só ouve a música, ele também 'vê' a música", ressalta Betânia, ao justificar a proposta da interação.

De acordo com as professoras, esse modelo de concerto pouco usual confere liberdade ao bebê, incentivando-o a escolher o que mais lhe interessa: ouvir, dançar ou até se dirigir aos intérpretes. "Além disso, eles têm a possibilidade de ouvir música feita ao vivo com intérpretes do mais alto nível artístico", afirma a professora.

Betânia destaca, por fim, que os bebês e as crianças são pessoas com gostos, critérios e capacidade de se emocionar com o que ouvem. Nesse sentido, constituem "um público aqui e agora, e não no futuro."

O concerto foi inspirado em estudos da neurociência sobre o desenvolvimento musical da criança. Dó-mi-bebê integra o projeto Multiverso, do Circuito Cultural UFMG, iniciativa da Pró-reitoria de Cultura (Procult).

Descrição Imagem
Alunos da disciplina 'Espetáculos musicais para bebês', ofertada pela UFMG Foto: Divulgação

Concerto para bebês Dó-mi-bebê
Data: 29 de outubro