Evento acadêmico

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária termina hoje com conferência de Leonardo Boff

Termina nesta quinta-feira, 11 de março de 2021, a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), maior encontro da área no país. Promovido pela UFMG e pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), o evento reúne mais de 10 mil congressistas de todo o Brasil. Neste último dia, além das redes de conversa e de oito mesas-redondas, o CBEU promove uma conferência de Leonardo Boff e abriga o show musical do Madrigal Renascentista da Universidade Federal de Alfenas.

Todas as redes de conversa acontecem até as 14h30 (encontre sua rede aqui). As mesas-redondas seguem até as 19h, com os temas: Museus e extensão universitária; Extensão universitária e políticas públicas; Trabalho; Formação de professores; Extensão rural e desenvolvimento; Tecnologia e produção; Relações étnico-raciais e decolonialidade; Gênero, sexualidade e diversidade (leia os detalhes).

Direitos humanos
A partir das 19h, os dirigentes das universidades anfitriãs, UFMG e Unifal-MG, encerram oficialmente o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Na oportunidade, serão abertos os trabalhos do 47° Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira.

Em seguida, Leonardo Boff realiza conferência com o tema Direitos humanos: atuação das universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum. Boff é teólogo, filósofo, escritor, conferencista, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. Ele é um dos formuladores da Teologia da Libertação, que articula a mobilização contra miséria e a marginalização com o discurso promissor da fé cristã. A conferência será transmitida pelo YouTube.

Leonardo Boff é Doutor Honoris Causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia). Sua luta em favor dos direitos humanos rendeu-lhe vários prêmios no Brasil e no exterior. É autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, espiritualidade, filosofia, antropologia e mística. A maior parte de sua obra foi traduzida para os principais idiomas modernos.

Concerto
Atração especial em parceria com o 15° Festival de Verão UFMG, o Madrigal Renascentista Unifal fecha o evento às 21h30. O Madrigal é um projeto de extensão na área da cultura, da Universidade Federal de Alfenas. Sob a regência de João Pedro Boroni, o projeto é coordenado pela servidora Delô Ballesteros e reúne 17 participantes, entre servidores e discentes da Universidade e pessoas da comunidade local.

Descrição Imagem
Leonardo Boff é um dos expoentes da Teologia da Libertação Arquivo pessoal | leonardoboff.org