Defesas públicas

Conferência sobre avaliações experimentais na computação

Ver cartaz do evento >

José Nelson Amaral, professor da Universidade de Alberta, Canadá, realiza, no dia 22 de março de 2019, a conferência 'Em direção a melhores e mais valiosas avaliações experimentais'. O evento ocorrerá no Auditório III do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG , a partir das 14h, e tem participação gratuita mediante inscrição on-line

Artigos da área de Ciência da Computação costumam incluir resultados de avaliações experimentais. Contudo, práticas desenvolvidas ao longo dos anos geram questionamentos sobre o valor dos resultados publicados.

Na visão do professor, publicações no campo da computação podem omitir ou apresentar descrições de metodologia inapropriadas, usar funções matemáticas incorretas para sumarizar resultados, não fornecer informações necessárias para a reprodução dos experimentos ou valer-se de programas de benchmark inapropriados ao comparar, por exemplo, a performance e desempenho de um hardware ou software.

Reflexões sobre o caminho percorrido pela área, consequências dessas práticas para o campo da computação e possíveis soluções para tornar os resultados publicados mais valiosos serão discutidas durante o encontro.

Sobre o catedrático

José Nelson Amaral lidera o Laboratório de Design e Otimização de Compiladores da Universidade de Alberta. É doutor em Electrical and Computer Engineering pela University of Texas, mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O professor é membro sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers e ACM Distinguished Engineer. Em 2012, foi agraciado com o título de professor do ano pelo Centro para Estudos Avançados da IBM, em Toronto, no Canadá. Três anos depois, recebeu o Faculty of Science Excellence in Teaching Award, oferecido pela Universidade de Alberta.

Descrição Imagem
Professor do Canadá faz conferência na UFMG Reprodução - Ieat UFMG