Evento acadêmico

Congresso brasileiro de extensão: reaberto prazo de inscrições para avaliadores de resumo e mediadores das redes de conversa

Ver cartaz do evento >

Interessados de todo o país em atuar como avaliadores de resumos e mediadores das redes de conversa do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) têm agora até esta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, para manifestar interesse.

As manifestações devem ser feitas exclusivamente pela Plataforma Caex, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. Podem participar professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e pós-graduados com experiência na avaliação de trabalhos. É necessário que o participante se inscreva previamente no evento, por meio da mesma plataforma.

Demanda
O prazo para as manifestações, encerrado no dia 30 de novembro, foi reaberto em razão do volume expressivo de resumos recebidos para as redes de conversa, uma das principais atividades da programação. Foram submetidos cerca de 4,5 mil trabalhos para apresentação na atividade.

O 9° CBEU contabiliza, até o momento, cerca de nove mil inscrições de ouvintes. As inscrições para essa modalidade de participação seguem abertas até a data de início do evento.

A organização também alterou a data do congresso, agora marcado para o período de 8 a 11 de março de 2021 (o período anterior era 10 e 11 de março). A mudança se fez necessária a fim de viabilizar, de forma adequada, a logística exigida para um evento de grande porte como o CBEU, considerado o maior do país no campo da extensão.

Em 2021, o congresso virtual será promovido pela UFMG e Unifal-MG, em parceria com uma rede de instituições públicas de ensino sediadas em Minas Gerais.

Programação
Serão quatros dias de programação gratuita e on-line. Além de redes de conversas com apresentação de trabalhos, o evento terá 20 mesas-redondas com temáticas diversas, lançamento e exposição de produtos de extensão universitária, além de convidados especiais e atrações artísticas e culturais que estarão integradas à edição de 2021 do Festival de Verão da UFMG.

O congresso realizado tradicionalmente por universidades públicas do Brasil teve sua primeira edição em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A última, em 2018, ocorreu em Natal, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Outras informações estão disponíveis no site oficial.

Descrição Imagem
Identidade visual do 9º Cbeu Criação Cedecom UFMG