Contação de histórias sobre cosmogonias
O Espaço do Conhecimento UFMG realiza, no período de férias, de 2 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, série de atividades com contação de histórias para as crianças, com entrada gratuita.
A primeira contação acontece do dia 3 de janeiro, às 15h. 'Diversidade na História' vai abordar a vida e os feitos de algumas personalidades LGBT, refletindo sobre a concepção do amor e como essas pessoas eram vistas em suas épocas. A questão do gênero também será foco em Mulheres Incríveis, que revela a biografia de grandes figuras femininas, como a física brasileira Sônia Guimarães e a jogadora de futebol Marta. A atividade ocorre nos dias 6, às 15h, e no dia 12, às 18h15.
No dia 5, às 16h, 'Histórias das Aldeias' retoma narrativas da tradição oral de comunidades indígenas, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nhamandu, e dos Apinajé, que creem na Mulher Estrela. E no dia 12, às 16h, 'Histórias da África de A a Z' apresenta às crianças diferentes culturas africanas, com ênfase nos povos akan, banto, ioruba e zulu.
As diferentes concepções sobre o surgimento do mundo e dos seres humanos também têm vez na programação do Espaço. No dia 16, às 15h, Cosmogonia Grega e outras histórias conta parte da mitologia dos antigos gregos. A cultura escandinava ganha destaque em Cosmogonia Nórdica, que acontece no dia 19, às 18h15.
No último dia, 2 de fevereiro, às 18h15, Contos Orientais mostra a rica cultura budista a partir de contos famosos.
Todas as atividades têm classificação livre.
Clube de Leitura em quadrinhos
A reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti, inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari, é o tema do Clube de Leitura: do Sci-Fi à Fantasia das férias de janeiro. A obra O Mundo de Aisha conta a história de mulheres do Iêmen que travam uma revolução silenciosa por direitos e liberdade. O debate acontece no dia 26 de janeiro, às 18h15. Para participar, é preciso enviar um e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação etária é de 12 anos.
(Fonte: Núcleo de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG)